CAMINHOS CRUZADOS, VIDAS ENTRELAÇADAS NO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UFBA: PROEDSEX, GEFIGE E NEIM
DOI:
https://doi.org/10.9771/rf.v11i2.57436Palabras clave:
Gênero; Sexualidades; PROEDSEX; GEFIGE; NEIMResumen
Este artigo celebra os 40 anos do NEIM, apresentando como se desenvolveram as dimensões – ensino, pesquisa e extensão no campo da sexualidade, na Universidade Federal da Bahia, a partir do Programa de Educação Sexual, Grupo de Estudos em Filosofia, Gênero e Educação e o Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher. A escrita do texto, foi feita “a quatro mãos”, em um diálogo entre duas pesquisadoras que partem de lugares geográficos e acadêmicos diferentes, mas que se encontram, e atuam colaborativamente em grupos de pesquisa e extensão cujas trajetórias se articulam com o NEIM.
Descargas
Citas
BRASIL. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras e SESu / MEC. Plano Nacional de Extensão Universitária. Edição Atualizada. Brasil 2000 / 2001. Disponível em http://www.prae.ufrpe.br/sites/prae. ufrpe.br/files/pnextensao_1.pdf. Acessado em 12 de outubro de 2023.
AUTOR. Educação Sexual e ensino de Ciências: dilemas enfrentados por docentes do ensino fundamental. Dissertação de mestrado, apresentada ao Programa de Pós-graduação. Disponível em: https://ppgefhc.ufba.br/sites/ppgefhc.ufba.br/files/dissertacao_izaura_santiago_da_cruz_pdf.pdf. Acesso em 19/10/2023.
AUTOR. Educação sexual na Bahia nas primeiras décadas do século XX. Tese de Doutorado. Programa de Ensino, filosofia e História das Ciências. UFBA/UEFS, 2017. Disponível em: https://ppgefhc.ufba.br/sites/ppgefhc.ufba.br/files/tese_-_izaura_santiago_da_cruz.pdf . Acesso em 19/10/2023.
AUTOR.; PINTO, Zaineide S., VILAS-BÔAS NETO, Francisco R.; ARGOLO, Manoela de Jesus S. Vivências entrelaçadas a partir de uma experiência de formação docente e Gênero e sexualidades. In: CARVALHO, Maria Eulina P.; MATA, Áurea Augusta R.; CARVALHO, Flávio José (Org.). Educação, Direitos Humanos, Gênero e sexualidade: incluindo múltiplas vozes. Curitiba: CRV, 2023 p.121-136.
AUTOR. Programas de Educação Sexual - uma experiência de integração universidade-comunidade. In: VI Congresso Latino Americano de Sexologia e IV Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana, 1992, Belo Horizonte. Anais do VI Congresso Latino Americano de Sexologia e IV Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana, 1992.
AUTOR. Educação Sexual e Formação do Professor-Necessidade e Viabilidade. Revista Brasileira De Sexualidade Humana, 4(2). 1993. p. 154-163.
AUTOR. Evaluation of methodological alternatives of the teacher training on sexual education. In: Isaac Charan. (Org.). Youth, Love and Ecology. 1ed.Bologna: Monduzzi, 1995a, v., p. 123-126.
AUTORAEducação Sexual: construindo uma nova realidade. Salvador: Co-Autora, 1995.
CO-AUTOR Educação e sexualidade - um programa de ação na UFBA. In: 4º Congresso Norte-Nordeste de Reprodução Humana, 1995, Salvador. Anais do 4º Congresso Norte-Nordeste de Reprodução Humana. Salvador: CEPARH, 1995b. v. 4. p. 5.
CO-AUTORA Implantação da disciplina Sexualidade e Educação na UFBA. Revista Brasileira de Sexualidade Humana, Ed.Especial 2.1996. p. 131-134.
AUTORA Programa de Educação Sexual da UFBA - uma experiência de integração dos três níveis de ensino das funções básicas da Universidade. In: 8º Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana, 2001, São Paulo, 2001.
CO-AUTORA (Org.). Ensaios sobre gênero e educação. Salvador: UFBA - Pró-Reitoria de Extensão, 2001.
CO-AUTORA (Org.). Ensaios sobre Identidade e Gênero. Salvador: Helvécia, 2003.
CO-AUTORA(Org.). Ensaios sobre Educação, Sexualidade e Gênero. Salvador: Helvécia, 2005.
CO-AUTORA Educação Sexual no Brasil – história de uma experiência bem sucedida. In: RODRIGUES Jr. Oswaldo Martins (Org.) Histórias das Sexologias Brasileiras. São Paulo. 2015. p. 285-300.
CO-AUTORA.; PINHO, Maria José Souza; MOREIRA, Rita de Cassia Costa. Formação de Educadoras/es Sexualidade e Gênero. In: DIAS, Alfrancio Ferreira; Santos, Elza Ferreira; Cruz, Maria Helena Santana. (Org.). A transversalidade de gênero na produção do conhecimento e nas políticas públicas. 1ed. Aracajú-Sergipe: Editora de Universidade Federal de Sergipe, 2016, v. 1, p. 240-255.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Notas: Ana Maria Araújo Freire. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
Guzmán Cáceres, Maricela, Pérez Mayo Augusto Renato. Las Epistemologías Feministas y la Teoría de Género. Cuestionando su carga ideológica y política versus resolución de problemas concretos de la investigación científica. Cinta de Moebio [en linea]. 2005, (22), 0[fecha de Consulta 30 de Octubre de 2023]. ISSN: Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=10102207. Último Acesso em 30/10/2023
hooks, bel. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. Tradução Stephani Borges. São Paulo: Elefante, 2001.
JAGGAR, Alisson M. Amor e conhecimento: na epistemologia feminista. In: JAGGAR, Alisson M.; BORDO; Susan R. Bordo [editoras] Género, corpo, conhecimento; tradução de Brítta Lemos de Freitas. Rio de Janeiro: Record: Rosa dos Tempos, 1997. p.157-185.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autoras/es que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras/es mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autoras/es têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autoras/es têm permissão e são estimuladas/os a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.