CROSSED PATHS, LIVES INTERTWINED IN TEACHING, RESEARCH AND EXTENSION AT UFBA: PROEDSEX, GEFIGE AND NEIM
DOI:
https://doi.org/10.9771/rf.v11i2.57436Keywords:
Gender; Sexualities; PROEDSEX; GEFIGE; NEIMAbstract
This article celebrates the 40th anniversary of NEIM, presenting how the dimensions of teaching, research and extension in the field of sexuality have developed at the Federal University of Bahia, based on the Sexual Education Program, the Philosophy, Gender and Education Study Group and the Center for Interdisciplinary Studies on Women. The text was written "by four hands", in a dialog between two researchers who come from different geographical and academic places, but who meet and work collaboratively in research and extension groups whose trajectories are articulated with NEIM.
Downloads
References
BRASIL. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras e SESu / MEC. Plano Nacional de Extensão Universitária. Edição Atualizada. Brasil 2000 / 2001. Disponível em http://www.prae.ufrpe.br/sites/prae. ufrpe.br/files/pnextensao_1.pdf. Acessado em 12 de outubro de 2023.
AUTOR. Educação Sexual e ensino de Ciências: dilemas enfrentados por docentes do ensino fundamental. Dissertação de mestrado, apresentada ao Programa de Pós-graduação. Disponível em: https://ppgefhc.ufba.br/sites/ppgefhc.ufba.br/files/dissertacao_izaura_santiago_da_cruz_pdf.pdf. Acesso em 19/10/2023.
AUTOR. Educação sexual na Bahia nas primeiras décadas do século XX. Tese de Doutorado. Programa de Ensino, filosofia e História das Ciências. UFBA/UEFS, 2017. Disponível em: https://ppgefhc.ufba.br/sites/ppgefhc.ufba.br/files/tese_-_izaura_santiago_da_cruz.pdf . Acesso em 19/10/2023.
AUTOR.; PINTO, Zaineide S., VILAS-BÔAS NETO, Francisco R.; ARGOLO, Manoela de Jesus S. Vivências entrelaçadas a partir de uma experiência de formação docente e Gênero e sexualidades. In: CARVALHO, Maria Eulina P.; MATA, Áurea Augusta R.; CARVALHO, Flávio José (Org.). Educação, Direitos Humanos, Gênero e sexualidade: incluindo múltiplas vozes. Curitiba: CRV, 2023 p.121-136.
AUTOR. Programas de Educação Sexual - uma experiência de integração universidade-comunidade. In: VI Congresso Latino Americano de Sexologia e IV Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana, 1992, Belo Horizonte. Anais do VI Congresso Latino Americano de Sexologia e IV Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana, 1992.
AUTOR. Educação Sexual e Formação do Professor-Necessidade e Viabilidade. Revista Brasileira De Sexualidade Humana, 4(2). 1993. p. 154-163.
AUTOR. Evaluation of methodological alternatives of the teacher training on sexual education. In: Isaac Charan. (Org.). Youth, Love and Ecology. 1ed.Bologna: Monduzzi, 1995a, v., p. 123-126.
AUTORAEducação Sexual: construindo uma nova realidade. Salvador: Co-Autora, 1995.
CO-AUTOR Educação e sexualidade - um programa de ação na UFBA. In: 4º Congresso Norte-Nordeste de Reprodução Humana, 1995, Salvador. Anais do 4º Congresso Norte-Nordeste de Reprodução Humana. Salvador: CEPARH, 1995b. v. 4. p. 5.
CO-AUTORA Implantação da disciplina Sexualidade e Educação na UFBA. Revista Brasileira de Sexualidade Humana, Ed.Especial 2.1996. p. 131-134.
AUTORA Programa de Educação Sexual da UFBA - uma experiência de integração dos três níveis de ensino das funções básicas da Universidade. In: 8º Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana, 2001, São Paulo, 2001.
CO-AUTORA (Org.). Ensaios sobre gênero e educação. Salvador: UFBA - Pró-Reitoria de Extensão, 2001.
CO-AUTORA (Org.). Ensaios sobre Identidade e Gênero. Salvador: Helvécia, 2003.
CO-AUTORA(Org.). Ensaios sobre Educação, Sexualidade e Gênero. Salvador: Helvécia, 2005.
CO-AUTORA Educação Sexual no Brasil – história de uma experiência bem sucedida. In: RODRIGUES Jr. Oswaldo Martins (Org.) Histórias das Sexologias Brasileiras. São Paulo. 2015. p. 285-300.
CO-AUTORA.; PINHO, Maria José Souza; MOREIRA, Rita de Cassia Costa. Formação de Educadoras/es Sexualidade e Gênero. In: DIAS, Alfrancio Ferreira; Santos, Elza Ferreira; Cruz, Maria Helena Santana. (Org.). A transversalidade de gênero na produção do conhecimento e nas políticas públicas. 1ed. Aracajú-Sergipe: Editora de Universidade Federal de Sergipe, 2016, v. 1, p. 240-255.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Notas: Ana Maria Araújo Freire. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
Guzmán Cáceres, Maricela, Pérez Mayo Augusto Renato. Las Epistemologías Feministas y la Teoría de Género. Cuestionando su carga ideológica y política versus resolución de problemas concretos de la investigación científica. Cinta de Moebio [en linea]. 2005, (22), 0[fecha de Consulta 30 de Octubre de 2023]. ISSN: Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=10102207. Último Acesso em 30/10/2023
hooks, bel. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. Tradução Stephani Borges. São Paulo: Elefante, 2001.
JAGGAR, Alisson M. Amor e conhecimento: na epistemologia feminista. In: JAGGAR, Alisson M.; BORDO; Susan R. Bordo [editoras] Género, corpo, conhecimento; tradução de Brítta Lemos de Freitas. Rio de Janeiro: Record: Rosa dos Tempos, 1997. p.157-185.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autoras/es que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras/es mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autoras/es têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autoras/es têm permissão e são estimuladas/os a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.