(RE) CONSTRUINDO A CIÊNCIA: BASES COMUNS DO PROJETO EPISTÊMICO FEMINISTA
DOI:
https://doi.org/10.9771/rf.v11i2.56140Palabras clave:
feminismo; estudos de gênero e ciência; epistemologia feminista.Resumen
A partir de distintas perspectivas, teóricas feministas têm nos mostrado como a ciência é moldada por valores e pelo contexto histórico-social, desvelando, assim, o mito da neutralidade científica e abrindo espaço para a construção de um novo projeto epistêmico. Dentro desta temática, o objetivo central desta pesquisa é contribuir para a compreensão teórica acerca da dimensão epistêmica dos estudos feministas de gênero e ciência. Para isso, analisamos alguns conceitos basilares da Epistemologia Feminista – a saber, ‘conhecimento situado’, de Donna Haraway, ‘objetividade forte’, de Sandra Harding, e ‘objetividade como processo social’, de Helen Longino – com vistas a identificar pontos comuns que estruturam este debate e que podem ser apontados como organizadores de um projeto de (re) construção da ciência ancorado no feminismo.
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