LIDERANÇA FEMININA NA GESTÃO PÚBLICA: UM ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB)
DOI:
https://doi.org/10.9771/rf.v11i2.51093Palabras clave:
Gênero. Gestão Pública. Liderança Feminina. Instituição de Ensino.Resumen
RESUMO
O presente trabalho investigou e discutiu sobre gênero e gestão pública a partir da temática da liderança feminina em uma universidade pública, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, campus dos Malês, localizada no município baiano de São Francisco do Conde. A pesquisa é qualitativa, ancorada em revisão bibliográfica e em entrevista estruturada. Uma professora que exerce função de diretora no referido campus foi entrevistada, configurando um estudo de caso. Objetivou-se compreender, através de seu relato/narrativa, como acontece a (sub-)representação das mulheres na gestão pública. Para o momento da análise dos dados gerados em entrevista, foram consideradas como categorias analíticas, teto de vidro (labirinto de cristal), também conhecida como segregação vertical, bem como a segregação horizontal. A participante nos convida a pensar que as mulheres estão aptas a exercer cargos de liderança, ainda que a realidade social obstaculize essa empreitada.
Palavras-chave: Gênero. Gestão Pública. Liderança Feminina. Instituição de Ensino.
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