AS TRAJETÓRIAS PESSOAIS E PROFISSIONAIS DE MIDIATIVISTAS FEMINISTAS DIGITAIS NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.9771/rf.v11i2.57286Palavras-chave:
feminismos, midiativismo, ativismo digital, engajamentoResumo
O intuito do artigo é entender, a partir das trajetórias e histórias de vida de colaboradoras de publicações midiativistas feministas digitais, como elas se aproximam da prática do jornalismo engajado. Assumo o midiativismo feminista como um espaço composto pelo interstício entre outros mundos sociais, como o do jornalismo, o do ativismo digital e o da militância política. Para compreender quais formas de engajamento são construídas pelo grupo, analiso as publicações AzMina, Think Olga e Lado M. Utilizo as teorias sobre estudos de gênero e feminismos como apoio bibliográfico. A metodologia, de caráter qualitativo e indutivo, apoia-se em uma etnografia com entrevistas em profundidade com atrizes que participam em diferentes graus da composição do mundo – produtoras(es) de conteúdos e equipes de apoio - e na observação direta das práticas desenvolvidas por participantes desses espaços para possibilitar a análise das formas de inserção dos indivíduos no âmbito de mídias feministas digitais.
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