(RE) CONSTRUINDO A CIÊNCIA: BASES COMUNS DO PROJETO EPISTÊMICO FEMINISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/rf.v11i2.56140

Palavras-chave:

feminismo; estudos de gênero e ciência; epistemologia feminista.

Resumo

A partir de distintas perspectivas, teóricas feministas têm nos mostrado como a ciência é moldada por valores e pelo contexto histórico-social, desvelando, assim, o mito da neutralidade científica e abrindo espaço para a construção de um novo projeto epistêmico. Dentro desta temática, o objetivo central desta pesquisa é contribuir para a compreensão teórica acerca da dimensão epistêmica dos estudos feministas de gênero e ciência. Para isso, analisamos alguns conceitos basilares da Epistemologia Feminista –  a saber, ‘conhecimento situado’, de Donna Haraway, ‘objetividade forte’, de Sandra Harding, e ‘objetividade como processo social’, de Helen Longino  –  com vistas a identificar pontos comuns que estruturam este debate e que podem ser apontados como organizadores de um projeto de (re) construção da ciência ancorado no feminismo.

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Biografia do Autor

Jocieli Decol, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

  Mestra em Sociologia e Ciência Política (UFSC). Especialista em Epistemologias do Sul (CLACSO- Argentina). Bacharela em Relações Internacionais (UFSM).

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Publicado

2024-01-22

Como Citar

DECOL, J. (RE) CONSTRUINDO A CIÊNCIA: BASES COMUNS DO PROJETO EPISTÊMICO FEMINISTA. Revista Feminismos, [S. l.], v. 11, n. 2, 2024. DOI: 10.9771/rf.v11i2.56140. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/56140. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Os Feminismos no Brasil: reflexões teóricas e perspectivas