Cultura lúdica e formação de educadores: notas etnográficas sobre a Capoeira de Angola
DOI:
https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v3i2.9166Palavras-chave:
cultura lúdica, formação do educador, capoeira angolaResumo
Este texto realiza uma reflexão sobre a cultura lúdica na formação do educador, tendo como base uma pesquisa etnográfica sobre a capoeira, realizada na Universidade do Minho, Braga, Portugal, a partir de material empírico colhido na Bahia e em Angola na África. Nessa reflexão procura-se relacionar jogo e cultura lúdica e apontar alguns elementos característicos da forma de educar o educador nas culturas tradicionais. Nessas culturas, a formação do educador recupera os valores comunitários, valoriza o jogo, a interação, a afetividade, o contato, a espontaneidade, a participação ativa do aprendiz. Para a apropriação do código complexo da capoeira, o mestre cria situações de aprendizagem, valorizando mais do que a verbalização a vivência, a experiência direta, o toque, a proximidade, a expressão facial, a espontaneidade, a autonomia e o jeito particular de cada um jogar, gingar, dançar. O aprendizado acontece pela via do jogo, do relacionamento e não pela dependência entre o professor e o aprendiz. A ludicidade é uma forma de resiliência e de resistência cultural, que educa a sensibilidade, funciona como fator estruturante da identidade e elemento fundamental da cultura, ajudando na criatividade diante da vida.Downloads
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Publicado
2014-09-12
Como Citar
Rabêllo, R. S. (2014). Cultura lúdica e formação de educadores: notas etnográficas sobre a Capoeira de Angola. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 3(2). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v3i2.9166
Edição
Seção
Dossiê Ludicidade e Formação de Professores (finalizado)