Meritocrática ou Reparadora: uma discussão sobre a responsabilidade social da pós-graduação.
DOI:
https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v2i1.6067Palavras-chave:
Educação superior, avaliação da pós-graduação, avaliação educacionalResumo
A ocupação e o destino de doutores e mestres podem ser bons indicadores do grau de compromisso social da pós-graduação stricto sensu brasileira. Quadros profissionais altamente titulados para regiões pouco desenvolvidas e ocupados com os processos formativos e de produção de conhecimento e tecnologia podem indicar um caminho para a redução das desigualdades regionais e microrregionais e o desenvolvimento das potencialidades econômicas e sociais locais, reforçando a imagem de uma universidade pública socialmente responsável. O presente estudo investigou a inserção e o destino de egressos dos cursos de doutorado e de mestrado da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia com o propósito de descobrir se (e como) seus cursos estão contribuindo para a promoção da equidade. A fonte principal de dados foi a plataforma lattes do CNPq. Os resultados indicam uma forte inserção de egressos no sistema público de ensino; um destino predominante em instituições das regiões mais pobres do Brasil, do interior da Bahia; a constituição de novos e a ampliação de antigos grupos de pesquisas; a organização e o fortalecimento de novos programas de formação pós-graduada latu e stricto sensu. Estes achados configuram o Programa como um instrumento de promoção de equidade no ensino e na pesquisa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-11-05
Como Citar
Lordelo, J. A., Nogueira, R. A., & Rosa, D. L. (2013). Meritocrática ou Reparadora: uma discussão sobre a responsabilidade social da pós-graduação. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 2(1). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v2i1.6067
Edição
Seção
Artigos