Cenários da educação infantil no Território de Identidade de Irecê na pandemia COVID-19

Autores

  • Joelma Gomes de Oliveira Bispo UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA- UNEB
  • Flávia Lorena de Souza Araújo UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA- UNEB

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v10i1.37970

Palavras-chave:

Educação infantil. Pandemia COVID-19. Profissionais/técnicas. Família. Criança.

Resumo

A pandemia da Covid-19 tem desafiado os diferentes profissionais da educação. Cenário marcado pela incerteza, em que se faz necessário enfrentar novas dinâmicas de trabalho, utilizar recursos para se comunicar com as famílias e os educandos, ressignificar o fazer pedagógico e compreender o papel da educação frente à nova realidade. O presente texto tem como objetivo refletir sobre os cenários tecidos no campo da educação infantil na pandemia, a partir da colaboração de sete técnicas que atuam em secretarias municipais de educação no Território de Identidade de Irecê (TII). O estudo de natureza qualitativa tem sua ancoragem nos pressupostos da fenomenologia e se pautou na pesquisa do tipo narrativa. Utilizamos como principal meio a gravação das narrativas orais, através de tecnologia de comunicação instantânea. A interpretação das questões que se entrelaçam nas falas das técnicas levam ao entendimento de que os cenários educativos com as crianças de até 5 anos, no TII, conta com o esforço dessas profissionais em coordenar, apoiar e incentivar os professores no processo de aproximação e orientação das famílias, com o intuito de propor situações que ampliem as experiências infantis em suas residências, enfrentando algumas dificuldades em relação ao uso das TIC pelas(os) professoras(es) dos municípios, o alcance das famílias e crianças que não têm acesso à internet e/ou não possuem dispositivos móveis. Esses cenários, portanto, caracterizam-se por incertezas, tentativas de diálogo com as concepções de infância, currículo e criança, explícitas nas bases legais que norteiam a educação infantil, sobretudo, repleta de aprendizagens profissionais. Palavras-chave: Educação infantil. Pandemia COVID-19. Técnicas de educação. Família. Criança.

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Biografia do Autor

Joelma Gomes de Oliveira Bispo, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA- UNEB

Professora assistente da UNEB, Mestre em Educação pelo Programa de Pós graduação em Educação e Contemporaneidade- PPGEDUC.

Flávia Lorena de Souza Araújo, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA- UNEB

Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação- PPGEDUC- UNEB, professora adjunta da UNEB- CAMPUS V- Santo Antônio de Jesus.

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Publicado

2021-04-14

Como Citar

Bispo, J. G. de O., & Araújo, F. L. de S. (2021). Cenários da educação infantil no Território de Identidade de Irecê na pandemia COVID-19. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 10(1). https://doi.org/10.9771/re.v10i1.37970

Edição

Seção

Número Temático: Pedagogias emergentes em cenários pandêmicos (finalizado)