Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior: Revisão da Literatura Internacional
DOI:
https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v2i1.8021Palabras clave:
Tecnologias da Comunicação, Ensino Superior, Ensino, Aprendizagem.Resumen
As Tecnologias da Comunicação estão a ser utilizadas nas Instituições de Ensino Superior, à escala mundial, produzindo mudanças no design das práticas de ensino e aprendizagem, fazendo surgir paradigmas da aprendizagem como o e-learning, b-learning, m-learning. A investigação abraça diferentes perspetivas, ora enfatizando que o uso da Internet e das Tecnologias da Comunicação (TC) não está a potenciar inovação e disrupção de práticas educativas tradicionais, ora argumentando que existe uma disrupção que está a ganhar maior poder, promovendo mudanças nas práticas e papéis de alunos e professores que usam as TC. A presente revisão sugere que as tecnologias da web 2.0 promovem novas formas de comunicação, interação e partilha, em contextos educativos formais, entre utilizadores e conteúdos. A tomada de consciência do quão vasta e dispersa é a literatura relacionada com o uso das TC no Ensino Superior, deu significado a uma das metas principais do projeto “Uso das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior Público Português” que é a caracterização do uso e boas práticas nas suas instituições, disseminando a informação através de uma ferramenta online de visualização da informação. O objetivo principal é contribuir para a disponibilização de informação atualizada e útil para os utilizadores das instituições de Ensino Superior, facilitando e potenciando a investigação nesta área, e possivelmente, o desenvolvimento de novas práticas educativas.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2013-08-20
Cómo citar
Pinto, M., Souza, F., Nogueira, F., Balula, A., Pedro, L., Pombo, L., Ramos, F., Moreira, A., & Coelho, D. (2013). Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior: Revisão da Literatura Internacional. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 2(1). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v2i1.8021
Número
Sección
Artigos