Tutoramento entre pares e integração universitária da deficiência
DOI:
https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v2i2.7673Palabras clave:
Relações sociais, Integração, Tutoramento entre paresResumen
O estudo analisa a relação entre tutor e tutorado com deficiências no contexto universitário. A hipótese de pesquisa é que o método do tutoramento entre pares poderá facilitar a integração dos estudantes universitários com deficiências e que a compartilha dos problemas e as paritárias condições de partida do tutor e do tutorado ajude os mútuos processos de socialização. Vinte tutores preencheram um questionário elaborado ad hoc, e o corpus narrativo foi submetido a uma análise textual. Os resultados evidenciam o fato do peer tutoring ser uma metodologia idônea para o desenvolvimento de uma mútua relação de competências, no âmbito de uma relação afetiva e simétrica; isso permite ultrapassar a perspetiva assistencial relativa à deficiência, incita o tutorado a “ultrapassar a si próprio”, facilitando a sua aprendizagem e assim ativando a sua “zona de desenvolvimento proximal”.Descargas
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Publicado
2013-11-22
Cómo citar
Savarese, G., Fasano, O., Mollo, M., & Pecoraro, N. (2013). Tutoramento entre pares e integração universitária da deficiência. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 2(2). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v2i2.7673
Número
Sección
Dossiê Psicologia Cultural e Contextos Educacionais (finalizado)