Avaliando o projovem urbano de São Luís: da postura metodológica às indagações sobre cidadania.
DOI:
https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v5i1.6799Palabras clave:
ProJovem, Cidadania, Jovens Egressos, AvaliaçãoResumen
Avalia os resultados do Programa Nacional de Inclusão de Jovens- PROJOVEM Urbano, implementado em 2005 nas capitais brasileiras. Anuncia alguns aspectos metodológicos como: campo empírico, São Luís-MA, ano de realização da pesquisa, 2010; números de sujeitos, 154, sendo 74 egressos do programa e 80 não ingressantes, técnicas de pesquisa, grupo focal e questionário, abordagem da pesquisa, estudo comparativo com enfoque qualitativo que se utiliza de dados quantitativos, e a pergunta de pesquisa Qual a diferença provocada pelo PROJOVEM na vida dos egressos residentes em São Luís- MA? Identifica as finalidades do programa, trazendo sua base conceitual. Mostra os resultados obtidos junto aos egressos de acordo com os objetivos do programa, comparando-os com os resultados obtidos no grupo dos não ingressantes, estabelecendo relação entre si e com o conceito de cidadania. Conclui anunciando que a despeito das inúmeras variáveis contextuais, o PROJOVEM provocou diferença na vida dos egressos ludovicenses, apontando como aspecto mais acentuado a continuação dos estudos. Contudo, no referente à cidadania, anuncia que o programa não contemplou plenamente os requisitos, embora tenha contribuído visivelmente para reduzir o estado de vulnerabilidade dos beneficiários. Finaliza revelando a postura metodológica da não neutralidade, na qual afirma que os resultados da pesquisa são parciais e questionáveis. Palavras Chave: ProJovem; Cidadania; Jovens Egressos; Avaliação ASSESSING THE URBAN PROJOVEM OF SÃO LUÍS: from the methodological approach to questions about citizenship. It evaluates the results of the National Program of Youth Inclusion – Urban PROJOVEM, implemented in 2005 in the Brazilian capitals. It announces some methodological aspects such as: empirical field, Sao Luis-MA, the year of the survey, 2010; numbers of subjects, 154, 74 from de Program and 80 that did not take part of the Program, research techniques, focus group and questionnaire, research approach , comparative study with qualitative approach that uses quantitative data, and the research question: What is the difference caused by PROJOVEM in the lives of the graduated students that lives in São Luís-MA? It identifies the purposes of the program, bringing its conceptual basis. It shows the results obtained from the graduated students according to the program objectives, comparing them with the results obtained in the group of the students that did not take part of the Program, establishing the relationship between these and the concept of citizenship. It concludes by announcing that despite the numerous contextual variables, PROJOVEM caused changes in the lives of the São Luís graduated students, pointing as the strongest aspect the continuation of the study. However, with regard to citizenship, it announces that the program did not include full requirements, although it has contributed noticeably to reduce the vulnerability condition of the beneficiaries. It ends revealing the methodological approach of non-neutrality, in which it states that the research results are partial and questionable. Keywords: ProJovem; Citizenship; Graduated students; EvaluationDescargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2016-03-25
Cómo citar
Gondim, E. P. (2016). Avaliando o projovem urbano de São Luís: da postura metodológica às indagações sobre cidadania. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 5(1). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v5i1.6799
Número
Sección
Artigos