Novas tecnologias para ler e escrever: algumas ideias sobre ambientes e ferramentas digitais na sala de aula.

Autores/as

  • Daniel Silva Pinheiro UIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
  • Marildes Caldeira FACED/UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v1i2.6519

Resumen

Por meio de uma observação histórica é possível perceber que os processos de ler e de escrever foram redesenhados pelas modificações dos seus suportes e materiais. Passamos desde a argila, papiro e papel, bem como pelos formatos de rolo e códice chegando a atualidade em que temos à disposição as telas dos dispositivos digitais. Estes, vêm exercendo forte influência nos modos de ler e escrever, alterando a própria estrutura textual, em que se apresenta na forma de hipertexto, cada vez mais multimodal no sentindo em que podem combinar as diversas linguagens, tais como imagens, sons, códigos verbais, dentre outras. O livro é organizado em 12 pequenos capítulos que ao mesmo tempo em que tem seus temas interligados, oferecem a possibilidade de um caminhar não linear. O leitor percebe-se livre para escolher qual o assunto específico que lhe interessa ou em qual capítulo do livro quer iniciar sua leitura sem, com isto, ter sua compreensão comprometida.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniel Silva Pinheiro, UIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

ESTUDANTE DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFBA, NO QUINTO SEMESTRE. BOLSISTA DO PIBIC.

Publicado

2012-12-02

Cómo citar

Pinheiro, D. S., & Caldeira, M. (2012). Novas tecnologias para ler e escrever: algumas ideias sobre ambientes e ferramentas digitais na sala de aula. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 1(2). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v1i2.6519