A atuação da escola diante da violência: significados construídos pelos alunos de uma escola pública

Autores/as

  • Liliane Alves da Luz Teles Faced UFBA
  • Maria Virgínia Machado Dazzani Universidade Federal da Bahia
  • Marilena Ristum Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v3i1.6256

Palabras clave:

Violência, Escola, Estratégias de Enfrentamento

Resumen

A violência é um fenômeno eminentemente social e só pode ser compreendida levando em consideração o contexto no qual se manifesta. No caso da violência na escola, existem particularidades históricas, culturais e sociais que a caracterizam. Isso pode ser observado tanto na sua produção, quanto nos significados relacionados às estratégias de enfrentamento adotadas. Considerando isso, este estudo teve como objetivo compreender como os alunos de uma escola pública significam a violência, como percebem as medidas adotadas para o seu enfrentamento e quais as suas expectativas em relação a essas ações. Através da análise dos relatos de um grupo de estudantes, podemos perceber que a escola é um campo potencial de construção de estratégias efetivas contra a violência. Uma reflexão acerca dos dados analisados induz à conclusão de que estratégias de enfrentamento da violência deve envolver efetiva mobilização institucional com um planejamento participativo e democrático que acolha os diversos atores sociais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Liliane Alves da Luz Teles, Faced UFBA

Graduada em Psicologia, Mestranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia.

Maria Virgínia Machado Dazzani, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação. Professora Adjunta do Instituto de Psicologia/UFBA. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia/UFBA

Marilena Ristum, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação. Professora Associada do Instituto de Psicologia/UFBA. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia/UFBA.

Publicado

2013-03-03

Cómo citar

Teles, L. A. da L., Dazzani, M. V. M., & Ristum, M. (2013). A atuação da escola diante da violência: significados construídos pelos alunos de uma escola pública. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 3(1). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v3i1.6256