Determinantes da qualidade de cursos superiores de administração
DOI:
https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v1i1.6157Palabras clave:
administração, educação superior, estatísticas educacionaisResumen
O objetivo desse trabalho é divulgar os resultados de uma investigação que almejou identificar os determinantes da qualidade de cursos da educação superior. Adotando como fundamento teórico os conhecimentos acumulados por meio das pesquisas sobre a eficácia escolar, a investigação aborda a realidade brasileira dos cursos superiores da área de gerenciamento e administração, no ano de 2006. A partir de dados secundários obtidos nas bases do Censo da Educação Superior e do Exame Nacional de Desempenho do Estudante, contemplando um universo de 2.939 cursos e 1.035.765 alunos, foram utilizadas as técnicas estatísticas de Análise de Classe Latente e Regressão Logística para a formação de 11 construtos que representaram o modelo de análise da investigação. Como resultado, tais construtos evidenciaram padrões de comportamento que melhor se associaram a indicadores relacionados ao conceito de qualidade na educação superior. Ao passo que a investigação colabora na divulgação da aplicação das citadas técnicas estatísticas nas ciências sociais aplicadas, os resultados aqui apresentados trazem novas contribuições às discussões acerca de qualidade na educação e de políticas educacionais.Descargas
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Publicado
2012-09-08
Cómo citar
Catunda, A. C., & Verhine, R. E. (2012). Determinantes da qualidade de cursos superiores de administração. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 1(1). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v1i1.6157
Número
Sección
Artigos