El giro hacia los saberes excluidos

Autores/as

  • Eduardo Eduardo Francisco Freyre Roach Universidad Agricola de la Habana
  • Adolfo Ramos Lamar FURB

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v1i1.5911

Palabras clave:

Epistemologia da Educação, Saber Científico, Sentido comum

Resumen

A epistemologia positivista da educação considera o saber científico-natural como modelo paradigmático apartir do qual será pensada a objetividade, a neutralidade, a intersubjetividade, universalidade, nomoteticidade, rigorosidade e certeza dos saberes. Esses saberes que não estão se classificados nesse critério não têm o status ontológico e gnoseológico que possui o saber científico-natural. O presente artigo tem como principal objetivo refletir sobre o tratamento epistemológicos dos saberes excluídos. Hoje, existe um amplo movimiento intelectual latinoamericano de língua castelhana, que ao tempo que coloca em questão essa concepção epistemológica, muda para a valorização epistemológica (ontológica e gnoseológica) desses saberes excluidos: o saber cotidiano, o saber camponês, o saber indígena amerindio, o saber afronegroamericano e o saber feminino.

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Biografía del autor/a

Eduardo Eduardo Francisco Freyre Roach, Universidad Agricola de la Habana

Prof. Dr. Eduardo Francisco Freyre Roach, Professor da Universidad Agrícola de la Habana (UNAH), Habana, Cuba e Doutor em Filosofia pela Universiodade Estadual Mijail Lomonosov, Russia.

Adolfo Ramos Lamar, FURB

Prof. Dr. Adolfo Ramos Lamar, Professor da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Santa Catarina, Brasil e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil

Publicado

2012-05-14

Cómo citar

Roach, E. E. F. F., & Lamar, A. R. (2012). El giro hacia los saberes excluidos. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 1(1). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v1i1.5911

Número

Sección

Artigos