El giro hacia los saberes excluidos
DOI:
https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v1i1.5911Palabras clave:
Epistemologia da Educação, Saber Científico, Sentido comumResumen
A epistemologia positivista da educação considera o saber científico-natural como modelo paradigmático apartir do qual será pensada a objetividade, a neutralidade, a intersubjetividade, universalidade, nomoteticidade, rigorosidade e certeza dos saberes. Esses saberes que não estão se classificados nesse critério não têm o status ontológico e gnoseológico que possui o saber científico-natural. O presente artigo tem como principal objetivo refletir sobre o tratamento epistemológicos dos saberes excluídos. Hoje, existe um amplo movimiento intelectual latinoamericano de língua castelhana, que ao tempo que coloca em questão essa concepção epistemológica, muda para a valorização epistemológica (ontológica e gnoseológica) desses saberes excluidos: o saber cotidiano, o saber camponês, o saber indígena amerindio, o saber afronegroamericano e o saber feminino.Descargas
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Publicado
2012-05-14
Cómo citar
Roach, E. E. F. F., & Lamar, A. R. (2012). El giro hacia los saberes excluidos. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 1(1). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v1i1.5911
Número
Sección
Artigos