Viver para ser velho? Cuidado de si, envelhecimento e juvenilização

Autores/as

  • Edvaldo Souza Couto UFBA
  • Dagmar Estermann Meyer UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v0i19.5518

Palabras clave:

Corpo. Cuidado de si. Envelhecimento. Juvenilização. Consumo.

Resumen

O artigo parte do princípio de que na cibercultura a tecnociência, os meios de comunicação e o mercado oferecem diversificados cardápios de técnicas, produtos e conselhos para aumentar progressivamente a quantidade e a qualidade de vida. Nesse contexto, tradicionais fronteiras entre juventude e envelhecimento são progressivamente questionadas, desafiadas, borradas e vencidas. A juventude eterna passa a ser um projeto político, científico e amplamente sedutor. Este artigo se inscreve no debate em torno dessas questões, colocando em dúvida alguns discursos que ressaltam uma certa valorização da velhice. O argumento principal que desenvolvemos é o de que discursos e representações amplamente difundidos sobre as diversas possibilidades de manter a aparência juvenil dos corpos em processo de envelhecimento são indicativos de que este só é celebrado na medida em que estes corpos se submetem a um conjunto de intervenções técnicas que visam o seu rejuvenescimento. Assim, o que defendemos neste ensaio é que a valorização do envelhecimento vem articulada a um processo de intensa juvenilização da velhice. É por meio de sua juvenilização que a velhice tem sido positivamente enfocada e se coloca no centro das performances físicas e mentais prescritas para, e demandadas dessa, população.

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Biografía del autor/a

Edvaldo Souza Couto, UFBA

P

Dagmar Estermann Meyer, UFRGS

Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Pesquisadora do CNPq.

Publicado

2012-03-29

Cómo citar

Couto, E. S., & Meyer, D. E. (2012). Viver para ser velho? Cuidado de si, envelhecimento e juvenilização. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, (19). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v0i19.5518

Número

Sección

Dossiê Educação, corpo e sexualidade (finalizado)