A CULTURA E A CIDADANIA NA EDUCAÇÃO: CONCEITOS OU DINÂMICAS RELACIONAIS?
DOI:
https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v0i18.5472Palabras clave:
Palavras chave, Comunidade, Cultura, Linguagem e Educação, Política social.Resumen
Resumo Escolhidos os temas da cultura e da cidadania, neste artigo apoiado na Biologia-cultural, proposta por Humberto Maturana e Ximena Dávila (MATURANA; DÁVILA, 2009), busco alargar o espaço do nosso saber tradicional sobre a formação humana e os modos de pensar que adotamos – epistemologias. Mostrar um pouco das implicações em torno das nossas escolhas a respeito dos modos de pensar que adotamos e com os quais produzimos: os mundos, os conhecimentos, o ensinar/aprender, o educar, e, em última instância, nós mesmos. Enfocar o debate sobre as dinâmicas intelectuais na produção do conhecimento para os saberes docentes. Mostrar que, em um sentido restrito, à medida que os conceitos tomam força no espaço do conhecimento que tornamos válido, a nossa vontade de raciocinar acontece em conversações coerentes com a utilização mais correta dos conceitos, e nisso e com isso, anda no rumo de perder a coerência com o viver. Evidenciar que o sentido que eventualmente pode aparecer através de conceitos, surge primariamente das coerências do viver de pessoas, e não de coerências entre os possíveis sentidos teóricos que poderíamos estabelecer através dos próprios conceitos por si mesmos, ou entre si. Entender cultura e cidadania como abstrações em torno dos processos vividos em cada ser vivo humano, não como abstrações apoiadas em elementos que não participam de processos do humano vivo. Alem disso, procurar evocar a atenção sobre a responsabilidade ética que se revela ao vermos nós mesmos, professores e pesquisadores convivendo com educandos, crianças e jovens, como seres vivos relacionais, humanos que vivemos no conversar, na dinâmica do biológico-cultural.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-01-26
Cómo citar
SCHLICHTING, H. A. (2012). A CULTURA E A CIDADANIA NA EDUCAÇÃO: CONCEITOS OU DINÂMICAS RELACIONAIS?. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, (18). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v0i18.5472
Número
Sección
Artigos