Chega de saudade

Autores/as

  • Guacira Lopes Louro UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v0i19.5351

Palabras clave:

gênero, sexualidade, feminilidade, masculinidade, relações de poder

Resumen

O filme Chega de saudade, (Laís Bodanski, Brasil, 2008) é utilizado neste artigo como suporte para uma análise de relações de gênero e sexualidade, jogos de poder, cumplicidades e disputas entre homens e mulheres. O filme permite observar construções específicas de masculinidade e feminilidade num determinado grupo etário e social do Brasil contemporâneo. Nessa análise, pretende-se que alguns conceitos recorrentes nos campos de estudos de gênero e sexualidade antes de serem meramente enunciados teóricos sejam ‘postos em funcionamento’. O texto inscreve-se num projeto mais amplo que compreende o cinema como importante instância pedagógica da contemporaneidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Guacira Lopes Louro, UFRGS

Doutora em Educação. Professora titular aposentada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Professora convidada do programa de pós-graduação em Educação da UFRGS. Foi fundadora do GEERGE (Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero) e participa deste grupo de pesquisa desde 1990. Pesquisa questões de gênero, sexualidade e teoria queer em articulação com o campo da Educação.

Publicado

2012-01-26

Cómo citar

Louro, G. L. (2012). Chega de saudade. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, (19). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v0i19.5351

Número

Sección

Dossiê Educação, corpo e sexualidade (finalizado)