“Querem, na escola, transformar seu filho de 6 a 8 anos em homossexual”: Sexualidade, educação e a potência do discurso heteronormativo

Autores/as

  • Carla Lisbôa Grespan UFRGS
  • Silvana Vilodre Goellner UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v0i19.5251

Palabras clave:

educação, sexualidade, heteromornatividade, homofobia

Resumen

Fundamentado no aporte teórico-metodológico dos Estudos Culturais e Estudos de Gênero, este texto evidencia a força do discurso heteronormativo como regulador da sexualidade. Para tanto, analisa o “Informativo Kit Gay” elaborado e distribuído pelo Deputado Jair Bolsonaro ressaltando as distorções que apresenta quando comparado ao documento que lhe deu origem: o Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Tal analise indica que, apesar da diversidade sexual ser tema presente em distintas instâncias sociais possibilitando, inclusive, a criação de leis que reconhecem sua existência e pertinência, o discurso heteronormativo prevalece garantindo direitos sociais bem como construindo identidades e posições de sujeito que incluem determinados sujeitos e excluem outros, inclusive, do direito à vida. Considerando a visibilidade adquirida pelo “Informativo Kit Gay”, o texto indica que a existência de publicações como esta reforçam a importância da discussão sobre sexualidades na escola.

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Biografía del autor/a

Carla Lisbôa Grespan, UFRGS

Professora Especialista em Pedagogias do Corpo e da Saúde pela ESEF/UFRGS. Graduada em Educação Física e em História. Técnica Educaciona da UFRGS

Silvana Vilodre Goellner, UFRGS

Professora Associada da UFRGS. Professora de Graduação e Pós-Gradução do Depto de Educação Física. Pesquisadora CNPq

Publicado

2012-04-12

Cómo citar

Grespan, C. L., & Goellner, S. V. (2012). “Querem, na escola, transformar seu filho de 6 a 8 anos em homossexual”: Sexualidade, educação e a potência do discurso heteronormativo. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, (19). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v0i19.5251

Número

Sección

Dossiê Educação, corpo e sexualidade (finalizado)