Concepções sobre ciência, tecnologia e sociedade no ideário de um grupo de professores EBTT
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v11i3.42211Palabras clave:
CTS, formação docente, conceitos de educação, educação tecnológica.Resumen
Este trabalho consiste na investigação de concepções que se aproximam ou se distanciam da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) presentes no ideário de professores da carreira de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) atuantes no Institutos Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). O objetivo é contribuir para o debate teórico-prático entre professores, visando uma abordagem que concilia questões sociais com a dimensão técnico-científica em um campo educacional essencialmente científico e tecnológico. Este trabalho tem caráter qualitativo, assumido como uma pesquisa exploratória para levantamento inicial de concepções. Entre as concepções, a ciência aparece como não totalmente legítima e absoluta, dentro de uma perspectiva salvacionista, com a crença no modelo de decisões tecnocráticas. Também se revelaram opiniões ambíguas sobre a linearidade do desenvolvimento científico, a neutralidade da ciência, as controvérsias na educação e a natureza da tecnologia. Através desse estudo, obtiveram-se contribuições significativas no sentido de debate e desenvolvimento do referido ideário sobre as concepções nas interações entre ciência, tecnologia e sociedade circulantes. Dessa forma buscou-se contribuir para o estabelecimento de um debate teórico-prático em torno da abordagem CTS, a fim de construir intervenções educacionais coerentes com as verdadeiras necessidades do grupo de professores.Descargas
Citas
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