Educação, transmissão e cultura: as cantigas tradicionais como legado histórico-cultural no contexto escolar
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v10i3.39164Palabras clave:
Escola, Cultura, Cantigas Tradicionais, Hannah Arendt, Georges Snyders.Resumen
Este artigo busca resgatar o sentido das cantigas tradicionais na escola como forma de transmissão de um legado histórico-cultural, partindo do conceito de educação proposto por Hannah Arendt e da noção de alegria na escola de Georges Snyders. A contribuição de Arendt para este debate se dá pela reflexão acerca do possível sentido da atividade educativa enquanto relação intergeracional que é estabelecida na inserção da criança no mundo por meio da transmissão de saberes, hábitos, valores e conhecimentos. Essa inserção, na perspectiva arendtiana, ao mesmo tempo em que possibilita compreender o mundo, permite o estabelecimento de laços de pertencimento. Snyders, por seu turno, pensa a escola como um espaço social e cultural em que ocorre o contato da criança com a cultura elaborada e com as tradições. Isso é o que caracterizaria a escola como um universo específico, no qual, pela disciplina e pelo esforço intelectual, se teria acesso à alegria do conhecimento e à satisfação da cultura. Diante dessa aproximação do pensamento de Arendt e de Snyders é que as cantigas serão abordadas neste artigo. Entende-se que elas constituem um patrimônio histórico-cultural a ser transmitido através de práticas lúdicas no contexto escolar.Descargas
Citas
ARENDT, Hannah. A crise na educação. In: Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2003.
CUSTODIO, Crislei de Oliveira. Educação e mundo comum em Hannah Arendt: reflexões e relações em face da crise do mundo moderno. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo. doi:10.11606/D.48.2011.tde-04072011-144919. Acesso em: 2020-07-23.
LEITE, Thiago de Castro. Teatro como experiência formativa: Um diálogo com o pensamento de Hannah Arendt. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo. doi:10.11606/D.48.2016.tde-08092016-153359. Acesso em: 2020-07-26.
MAFFIOLETTI, Leda; RODRIGUES, Jussara. Cantigas de roda. Porto Alegre: Magister, 1992.
SANTOS, Benedita do Socorro Matos. Cantigas de Roda: o Resgate Popular na Formação Sociocultural do Aluno. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação). Universidade de Évora, Évora. Acesso em: 2020-08-03.
SERDEIRA, Aline Helena Iozzi de Castro. A obra de Georges Snyders: cultura e política como pressupostos de uma escola progressista. In: BOTO, Carlota (org.). Clássicos do Pensamento Pedagógico: olhares entrecruzados. Uberlândia: EDUFU, 2019.
SNYDERS, Georges. Alegria na escola. São Paulo: Manole, 1988.
Descargas
Publicado
Versiones
- 2021-12-28 (2)
- 2021-12-28 (1)