Desenvolvimento Profissional Docente nos Programas de Pós-Graduação em Educação do Nordeste: uma Revisão Integrativa
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v10i2.37994Palabras clave:
Pesquisa, Pós-graduação, Desenvolvimento Profissional Docente, Revisão Integrativa.Resumen
O Desenvolvimento Profissional Docente apresenta-se como uma
temática importante para a apreensão do conhecimento científico produzido
nas teses dos programas de pós-graduação em educação, uma vez que devemos
compreender e ampliar o nosso olhar sobre as produções nesse campo
de estudo, com vistas a um fortalecimento e reflexão sobre essa temática no
que concerne à formação de professores. Sendo assim, o objetivo geral deste
estudo é investigar a produção científica nos programas de pós-graduação
em educação do Nordeste, relativa à temática do Desenvolvimento Profissional
Docente. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura do
tipo integrativa e, como lócus para o levantamento bibliográfico, utilizou-se
os bancos de teses dos programas de pós-graduação em educação da Região
Nordeste, com nota Qualis Capes 5. Foram utilizados os seguintes descritores:
“Desenvolvimento Profissional Docente” e “Desenvolvimento Profissional de
Professores”. Após análise inicial, 20 teses atenderam aos critérios de inclusão,
as quais foram lidas e a partir das quais foi feita uma análise reflexiva. Como
conclusão, aprende-se que a Pós-Graduação em Educação da Universidade
Estadual do Ceará é o programa com mais teses defendidas que abordam a
temática do desenvolvimento profissional docente, e que existe uma escassez
de trabalhos sobre o tema nos demais programas investigados. As teses que
tinham como objeto de estudo o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação
à Docência foram as que discutiram com maior profundidade o tema
Desenvolvimento Profissional Docente e, em algumas teses, a formação de
professores está diretamente ligada a este Desenvolvimento, compreendendo
que este é amplo e vai além da referida formação.
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Citas
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