Formação de professores e professoras de educação física no Brasil e o embate de projetos no campo de conhecimento da saúde: contribuições da teoria pedagógica histórico-crítica
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v10i2.36988Palabras clave:
Formação de Professores de Educação Física, Licenciatura de caráter ampliado em Educação Física, Pedagogia Histórico-Crítica, Saúde, Biomecânica Aplicada à Educação Física.Resumen
Trata-se de uma resenha crítica da tese de doutorado de Cássia Hack. O objeto da tese é o trato do conhecimento na formação de professores de Educação Física. O objetivo diz respeito à contribuição teórica da Psicologia Histórico Cultural, da Pedagogia Histórico-Crítica, e da Abordagem Crítico-Superadora no trato com o conhecimento da saúde no currículo de formação de professores, na perspectiva da superação de contradições e de uma consistente formação teórica. Assim delimita-se a questão problema: “Quais as contribuições da Psicologia Histórico-Cultural, da Pedagogia Histórico-Crítica e da Abordagem Crítico-Superadora do Ensino da Educação Física para enfrentar as contradições presentes no currículo de formação de professores referentes à negação do conhecimento e ao trato com o conhecimento a partir de abordagens biologicistas, naturalistas, mecanicistas, que fragmentam corpo-mente e teoria-prática?”. Para atingir os objetivos foram desenvolvidos procedimentos gerais de pesquisa, um estudo de totalidade enquanto categoria do Método que trata o objeto em uma perspectiva histórica e sua relação material e social, procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental. A autora conclui, a partir dos pressupostos de referência marxista, elementos teórico-práticos, os sistemas de complexos, no trato com o conhecimento, no currículo de formação de professores de Educação Física, no marco de um curso único, de licenciatura ampliada.Descargas
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Citas
HACK, Cássia. Formação de professores e professoras de educação física no Brasil e o embate de projetos no campo de conhecimento da saúde: contribuições da teoria pedagógica histórico-crítica/Cássia Hack. - 2017. 235 f.: il. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, 2017.
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Publicado
2021-09-20
Cómo citar
Santana, M. L. de. (2021). Formação de professores e professoras de educação física no Brasil e o embate de projetos no campo de conhecimento da saúde: contribuições da teoria pedagógica histórico-crítica. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 10(2). https://doi.org/10.9771/re.v10i2.36988
Número
Sección
Resenhas