A iniciação docente em Educação Física: um estudo com egressos do programa PIBID/UNEB Campus XII
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v9i2.35918Palabras clave:
, PIBID, Formação Docente, Atuação Profissional, Educação FísicaResumen
O presente trabalho busca compreender como os fatores relacionados ao Programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID), desenvolvido na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus XII, incidem sobre a prática docente dos professores em início de carreira. O objetivo é averiguar as contribuições do PIBID para a definição da trajetória profissional docente, a fim de relatar reflexões sobre a permanência do professor de Educação Física no contexto escolar da rede pública de ensino. Para tanto, foram entrevistados egresso do curso de Educação Física que fizeram parte do programa PIBID/UNEB como bolsistas de Iniciação à Docência. O público alvo da pesquisa foram os professores nos primeiros anos da experiência docente. Através da análise dos dados foi possível perceber que que o PIBID, qualifica a formação inicial dos futuros professores de Educação Física, estimulando a permanência do licenciado no exercício da carreira. Assim, nas falas dos egressos, o PIBID é visto com fundamental importância para a formação docente dos acadêmicos que nele estão inseridos. E que através de suas articulações, o programa se torna imprescindível para aquele que deseja se preparar para ingressar profissionalmente no espaço escolar. Enfim, por meio de todo o estudo realizado e das sugestões pedagógicas apresentadas foi possível refletir sobre a influência que o PIBID tem na qualificação da formação e início da atuação docente. Sob essa perspectiva, o PIBID cumpre um importante papel na constituição do repertório de conhecimentos, crenças e fazeres necessários à atuação profissional docente.Descargas
Citas
BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Cadernos Cedes, Campinas, v. 19, n. 48, p. 69-88, ago. 1999.
BRASIL. Lei n. 9.394/96, de 20 de dezembro 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, dez. 1996.
DARROZ, Luiz Marcelo; WANNMACHER, Clóvis Milton Duval. Aprendizagem docente no âmbito do pibid/física: a visão dos bolsistas de iniciação à docência. In: Pesquisa, Educação & Ciência, Belo Horizonte, v. 17, n. 3, p. 727-748, Dez. 2015.
GOLDENBERG, Mirían; RAMOS, Marcelo Silva. A civilização das formas: o corpo como valor. In: GOLDENBERG, Mirían. (Org.). Nu & vestido: dez antropólogos revelam a cultura do corpo carioca. Rio de Janeiro: Record, 2002.
LUDKE, Menga; BOING, Luiz Aalberto Do trabalho à formação de professores. Cad. Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 146, p. 428-45, 2012.
NEIRA, Marcos. Garcia. Educação Física (Coleção A Reflexão e a Prática no Ensino). v. 8. São Paulo: Blucher, 2011.
NÓVOA, Antônio. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Madrid, n. 350, p. 203-218, set./dez. 2009.
PIMENTA, Selma Garcia. A formação de Professores: saberes da docência e identidade do professor. Revista da Faculdade de Educação de São Paulo. V. 22, n.2. p. 72-89 jul/dez, 1996.
SANT'ANNA, Paulo Afrânio; MARQUES, Luiz. Otávio Costa. Pibid Diversidade e a Formação de Educadores do Campo. Educação &. Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 3, p. 725-744, Set. 2015.