Música nas disciplinas de Didática de um Curso de Magistério em nível médio: aprendizagens colaborativas

Autores/as

  • Conceição de Maria Cunha Universidade do Estado de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0002-2755-2417
  • Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v9i2.35598

Palabras clave:

Ensino de música, Curso de Magistério, Música na formação do professor.

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar a inserção da música nas disciplinas de Didática da educação infantil e Didática nas séries iniciais do ensino fundamental do Curso de Magistério em nível médio da Escola de Educação Básica de Araranguá-SC. O texto analisa documentos legais do governo federal e do estado de Santa Catarina sobre a legislação e normatização do curso de formação de professores em nível médio, além de autores que discutem a inserção da música nesta modalidade de ensino. A metodologia, de caráter qualitativo, incluiu observações de aulas das disciplinas de Didática do curso investigado e realização de entrevistas com a professora da disciplina e anotações no diário de campo. As análises apontam que a música está inserida nas disciplinas de Didática como facilitadora no processo de ensino aprendizagem das crianças, incluindo perspectivas cognitivas, recreativas, inclusivas, socializadoras ou musicais, por entenderem que a música é uma linguagem artística que faz parte do fazer docente com crianças pequenas. O estudo aponta que a música nas disciplinas de Didática do Curso de Magistério investigado contribui de muitas maneiras visando a aprendizagem de crianças, logo, seria relevante a inclusão de formação musical mais específica para as professoras deste curso. Tal formação poderia ampliar novas experiências musicais nas escolas, proporcionando mais conhecimentos e experiências sociais e artísticas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Conceição de Maria Cunha, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Licenciada em Música pela Universidade Estadual do Ceará. Pedagoga licenciada pela Universidade Estácio de Sá. Professora da educação básica da cidade de Rio do Sul, SC.

Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo, Universidade do Estado de Santa Catarina

Bacharel em Composição e Regência pela Faculdade de Artes Alcântara Machado - SP (1981), Mestre em Música (Educação Musical) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e Doutor (Ph D) em Educação Musical pelo Royal Melbourne Institute of Technology - RMIT University, Melbourne, Austrália (2003). Pós-doutorado realizado junto ao Centro de Investigação em Psicologia da Música e da Educação Musical - CIPEM, no Instituto Politécnico do Porto, em Portugal (2011-2012). Foi pesquisador CNPq (PQ 2) entre 2011 e 2013. Atualmente é professor associado aposentado da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, tendo atuado nas áreas de canto coral, regência e educação musical. É professor do Programa de Pós-Graduação em Música - Mestrado da UDESC, tendo sido coordenador daquele Programa em duas gestões. É professor do Mestrado Profissional em Artes - PROF-ARTES e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC. Tem experiência como instrumentista, regente e educador musical em diversos contextos. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: educação musical e formação de professores generalistas e especialistas, música na educação básica, legislação educacional e políticas públicas, canto coral e regência. É membro de Conselhos Editoriais de diversos periódicos brasileiros e estrangeiros além de atuar como parecerista ad hoc em diversas publicações acadêmicas do Brasil e do exterior. Foi membro da Comissão de Avaliação da área de música do ENADE junto ao INEP, órgão vinculado ao Ministério da Educação no Brasil, entre 2005 e 2013. Foi membro da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura - CNIC, do Ministério da Cultura, nos biênios 2009-2010 e 2013-2014. Foi representante da América Latina e do Caribe na Comissão de Pesquisa (ISME Research Commission) da International Society for Music Education - ISME entre 2008 e 2014, sendo coordenador daquela comissão (co-chair) entre 2012 e 2014. Foi presidente da Associação Brasileira de Educação Musical - ABEM nas gestões 2005-2007 e 2007-2009. Integrou a diretoria da ANPPOM ? Associação Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Música nos biênios 2011-2013 e 2013-2015. Integrou a diretoria da ISME ? International Society for Music Education nos biênios 2012-2014 e 2014-2016, tendo atuado como membro do Comitê Executivo no biênio 2012-2014. Atualmente integra a diretoria da ABEM como Presidente do Conselho Editorial daquela associação (gestão 2017-2019), além de ser membro da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura - CNIC, vinculada à Secretaria Especial de Cultura do Ministério da Cidadania (biênio 2019-2020).

Citas

BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. A educação musical nas séries iniciais do ensino fundamental: olhando e construindo junto às práticas cotidianas do professor. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2000. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/33046/000270280.pdf?sequence=1. Acesso em: 05/12/2019.

BELLOCHIO, Claudia (Org.). Educação musical e unidocência: pesquisas, narrativas e modos de ser do professor de referência. Porto Alegre: Sulina, 2017.

BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.

BOURDIEU, Pierre. Esboço de uma teoria da prática. In: ORTIZ, Renato (Org.). Pierre Bourdieu. São Paulo: Ática, 1994. p. 46-81.

BRASIL. Decreto Nº 8.025, de 16 de março de 1881. Manda executar o novo Regulamento para a Escola Normal do municipio da Côrte. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-8025-16-marco-1881-546192-publicacaooriginal-60106-pe.html. Acesso em: 26/11/2019.

BRASIL. Decreto nº 10.060, de 13 de outubro de 1888. Dá novo Regulamento á Escola Normal. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-10060-13-outubro-1888-542876-publicacaooriginal-52485-pe.html. Acesso em 16/11/2019.

BRASIL. Decreto Nº 27, de 12 de março de 1890. Reforma a Escola Normal e converte em Escolas Modelos as Escolas anexas. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/1890/decreto-27-12.03.1890.html. Acesso em: 28/11/2019.

BRASIL. Lei Darcy Ribeiro (1996). LDB nacional: Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional: Lei nº 9.394, Brasília, MEC, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 07/11/2019.

BRASIL. Resolução CEB Nº 2, de 19 de abril de 1999. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Docentes da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em nível médio, na modalidade Normal. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rceb02_99.pdf. Acesso em: 13/11/2019.

BRASIL. Lei Nº 11.769, de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11769.htm#art1. 13/11/2019.

BRASIL. Lei Nº 13.278, de 2 de maio de 2016. Altera o § 6º do art. 26 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, referente ao ensino da arte. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Lei/L13278.htm#ART1. Acesso em: 13/11/2019.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. . Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm#art7. Acesso em 13/11/2019.

FIGUEIREDO, Sergio Luiz Ferreira de. A música e as artes na formação do pedagogo: polivalência ou interdisciplinaridade? Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 26, n. 48, abr. 2017. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7567/4914. Acesso em: 27/11/2019.

FUKS, Rosa. Tradição/Contradição na Prática Musical de uma Escola Formadora de Professores. In: OPUS (Revista da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música – ANPPOM). Ano III n. 3, Set./1991. Disponível em: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/26/128. Acesso em: 02/12/2019.

FUKS, Rosa. Estará Morta a Escola Normal Pública? In: Revista da ABEM, Porto Alegre, Ano I n.1, Mai, 1992. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/revista_abem/ed1/revista1_artigo5.pdf. Acesso em: 02/12/2019.

FUKS, Rosa. O novo sentido do silêncio na Escola Normal – considerações acerca da música da instituição em dois tempos (anos oitenta e noventa) In: ANPPOM – Décimo Quinto Congresso, Rio de Janeiro, 2005. https://antigo.anppom.com.br/anais/anaiscongresso_anppom_2005/sessao2/rosa_fuks.pdf. Acesso em: 02/12/2019.

FURQUIM, Alexandra Silva dos Santos; BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. A formação musical de professores unidocentes: um estudo em cursos de pedagogia do Rio Grande do Sul. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 24, 54-63, set. 2010.

JARDIM, Vera Lúcia Gomes. Os sons da república - o ensino da música nas escolas públicas de São Paulo na Primeira República 1889-1930. In: 27ª Reunião Anual da ANPEd. Caxambu, MG, 2004. Disponível em: http://27reuniao.anped.org.br/gt02/t0214.pdf. Acesso em: 03/04/2018.

KULESZA, Wojciech Andrzej. A institucionalização da Escola Normal no Brasil (1870-1910). Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília: Inep. v. 79, n. 193, p. 63-71, set./dez. 1998. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1243. Acesso em 28/11/2019.

LEMOS JÚNIOR, Wilson. O ensino do Canto Orfeônico na escola secundária brasileira (décadas de 1930 e 1940). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.42, p. 279-295, jun2011 - ISSN: 1676-2584. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/42/art18_42.pdf. Acesso em: 25/11/2019.

OLIVEIRA, Flávio Couto e Silva de. O canto civilizador: música como disciplina escolar nos ensinos primário e normal de Minas Gerais, durante as primeiras décadas do século XX. (Tese de Doutorado), Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 2004. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/FAEC-85NQDX/tese.pdf?sequence=1. Acesso em: 04/12/2019.

SPANAVELLO, Caroline Silveira; BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. Educação musical nos anos iniciais do ensino fundamental: analisando as práticas educativas de professores unidocentes. In: Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 12, 89-98, mar. 2005. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revista_abem/ed12/revista12_artigo11.pdf. Acesso em: 05/12/2019.

Publicado

2020-08-24

Cómo citar

Cunha, C. de M., & de Figueiredo, S. L. F. (2020). Música nas disciplinas de Didática de um Curso de Magistério em nível médio: aprendizagens colaborativas. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 9(2). https://doi.org/10.9771/re.v9i2.35598

Número

Sección

Artigos