Trabalho docente: Um trabalho alienado?

Autores/as

  • Maria Odila Finger Fernandes Lima UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL
  • Daiana Klein Weber UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL
  • Rosa Maria Filippozzi Martini UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v13i13.3204

Palabras clave:

Alienação no trabalho. Trabalho docente. Emancipação.

Resumen

Este artigo tem como objetivo fazer uma reflexão acerca do conceito de trabalho alienado de Marx, bem como relacioná-lo com o trabalho docente. Neste estudo, primeiramente falar-se-á sobre os significados da palavra trabalho, e da mesma forma será abordado o conceito de trabalho, e trabalho alienado para Marx. Em um segundo momento, será explicitada a história do trabalho docente no Brasil, em que se problematizará as possíveis interfaces da história do trabalho do educador com o trabalho alienado. Por fim, far-se-á uma possível aproximação das ideias dos autores desenvolvidas com o conceito de emancipação de Habermas.

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Biografía del autor/a

Maria Odila Finger Fernandes Lima, UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL

Psicóloga, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul

Daiana Klein Weber, UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL

Enfermeira, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz.

Rosa Maria Filippozzi Martini, UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL

Doutora em Educação, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul. Professora do Departamento de Educação.

Publicado

2009-02-05

Cómo citar

Finger Fernandes Lima, M. O., Klein Weber, D., & Filippozzi Martini, R. M. (2009). Trabalho docente: Um trabalho alienado?. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 13(13). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v13i13.3204

Número

Sección

Artigos