O zoológico como recurso didático para a prática de educação ambiental

Autores/as

  • Karla Fernanda Barbosa Barreto Universidade Federal de Sergipe
  • Carmen Regina Parisotto Guimarães Universidade Federal de Sergipe
  • Ivana Silva Sobral Oliveira Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v14i15.3026

Palabras clave:

Educação ambiental. Percepção ambiental. Parque da Cidade.

Resumen

A Educação Ambiental envolve fatores ambientais, sociais, políticos e culturais, que ultrapassam o ambiente escolar. Por meio da Educação Ambiental as pessoas são estimuladas a reagir contra os a problemas que afetam o meio ambiente. Para a formação de cidadãos conscientes da importância do meio ambiente é necessário educar crianças e jovens, mostrando a importância da natureza para a melhoria da qualidade de vida dos seres humanos. Visando explorar o potencial do zoológico em aproximar o homem da natureza, foram elaboradas duas propostas de atividades de Educação Ambiental no zoológico: Um dia de Zoólogo e o Manual das Espécies Animais do Zoológico de Aracaju, e analisado o perfil e a percepção ambiental dos alunos que visitaram o Parque da Cidade. Foi verificado que há diferença entre os motivos que levam alunos da rede pública e particular a visitar o zoológico; não há diferença na visão de zoológico em relação à idade e escolaridade; o local não tem despertado o interesse para o aprendizado e a maioria dos estudantes vai ao zoológico apenas para realizar atividades de lazer.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Karla Fernanda Barbosa Barreto, Universidade Federal de Sergipe

Bióloga, Msc. em Desensolvimento e Meio Ambiente. Membro do Instituto Bioterra.

Carmen Regina Parisotto Guimarães, Universidade Federal de Sergipe

Bióloga, Profa. da Universidade Federal de Sergipe, Msc. em Educação.

Ivana Silva Sobral Oliveira, Universidade Federal de Sergipe

Bióloga, Msc. em Agroecossistemas. Profa. da Universidade Federal de Sergipe, Membro do Instituto Bioterra.

Publicado

2009-07-16

Cómo citar

Barbosa Barreto, K. F., Guimarães, C. R. P., & Sobral Oliveira, I. S. (2009). O zoológico como recurso didático para a prática de educação ambiental. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 14(15). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v14i15.3026

Número

Sección

Artigos