Controlar para educar? O poder como forma de construção de sujeitos na perspectiva dicotômica dominante-dominado

Autores/as

  • Nilton Bruno Tomelin Ulda Ignês Tomelin e Ubaldino Luiz Tomelin
  • Rosane Nardi Melz

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v13i13.3020

Palabras clave:

Educação, concepções de poder, controle, sujeitos dóceis e disciplinados

Resumen

Este estudo refere-se à análise da sujeição presente historicamente na educação. Propõe refletir sobre o papel da educação associada as diferentes concepções de poder, a relação deste com o saber, com a construção do sujeito e sua instituição no sistema educacional. Um dos aspectos a discutir será a relação estabelecida entre o ato educativo e o controle, o qual determina comportamentos e atitudes de educandos e educadores. Deseja-se questionar modelos tidos como naturais que apesar da “modernização” continuam formando sujeitos dóceis e disciplinados.

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Biografía del autor/a

Nilton Bruno Tomelin, Ulda Ignês Tomelin e Ubaldino Luiz Tomelin

Professor do Centro Universitário de Brusque UNIFEBE

Rosane Nardi Melz

Especialista Formação Pedagógica e Gestão da Educação, Professora de Educação Básica

Publicado

2009-02-05

Cómo citar

Tomelin, N. B., & Melz, R. N. (2009). Controlar para educar? O poder como forma de construção de sujeitos na perspectiva dicotômica dominante-dominado. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 13(13). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v13i13.3020

Número

Sección

Artigos