Os ditos e os não-ditos do discurso: movimentos de sentidos por entre os implícitos da linguagem

Autores/as

  • Obdália Santana Ferraz Silva Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v13i14.3007

Palabras clave:

Análise do discurso. Publicidade. Caricaturas e desenhos humorísticos.

Resumen

Este artigo toma como base a Análise do Discurso Francesa (ADF), fundamentada nas ideias de Pêcheux e Orlandi. Tem-se como propósito discutir sobre o dito e o não-dito (implícito) no discurso, tomando como exemplo de texto para análise a publicidade e a charge. Consideram-se esses textos como produtivos para a discussão da relação entre o dizível e o não-dizível, como sentidos que se constituem no movimento constante dos objetos simbólicos e da história.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Obdália Santana Ferraz Silva, Universidade do Estado da Bahia

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1992). Graduada em Licenciatura Plena em Letras: Habil. Port./Inlgês pela Universidade do Estado da Bahia (2002). Especialista em Metodlogia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (1997). Mestre em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (2006). Doutoranda em Educação Pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente, é professora titular da Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Educação Campus XIV.

Publicado

2009-06-02

Cómo citar

Silva, O. S. F. (2009). Os ditos e os não-ditos do discurso: movimentos de sentidos por entre os implícitos da linguagem. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 13(14). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v13i14.3007

Número

Sección

Artigos