Formas de interacção em discussões online.
DOI:
https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v12i12.2988Palabras clave:
Educação online. Interacção. Monólogos. Interacção convergente. Interacção divergente.Resumen
A mudança nos meios e processos de mediação tecnológica da educação conhece através das tecnologias de informação e comunicação novos desafios para o desenvolvimento da interacção nos grupos de aprendizagem na Internet, nomeadamente nas modalidades síncronas e assíncronas. A interacção entre as pessoas suportada pela Internet pode ser analisada sob diversos aspectos. De entre estes e associados à utilização da Internet em contexto educativo através de fóruns de discussão em plataformas Web, salientamos algumas das classificações referentes à participação dos professores e dos alunos. No âmbito do presente artigo seguimos uma análise constituída pelos seguintes momentos: interacção relacionada com a tarefa e interacção não relacionada com a tarefa, sendo esta classificada em partilha de informação, questões e comentários. Para lá das classificações referidas, surgem outras formas de analisar e de interpretar a interacção, nomeadamente, associadas ao desenvolvimento de ideias, ou à sua ausência, manifestadas de forma escrita no âmbito dos temas propostos para discussão em cada fórum. Assim, nesta reflexão propomos a análise das formas de participação em fóruns de discussão na Web realizadas por um grupo de professores de TIC e por um grupo de alunos do Ensino Superior em duas situações de formação: uma no contexto da formação contínua de professores e a outra, no contexto da formação inicial de professores de Matemática e Ciências da Natureza. As formas de participação foram classificadas em participação passiva e participação activa, dando-se ênfase a esta última a qual será integrada em três categorias: monólogos, interacção convergente e interacção divergente. Da análise das publicações, constata-se que em ambos os grupos a grande maioria das publicações escritas enquadra-se na categoria de monólogos, sendo 64% das publicações do grupo dos alunos do Ensino Superior e 82% das publicações do grupo dos professores de TIC.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2008-07-15
Cómo citar
Morais, C. M. M., Miranda, L. A. V., & Dias, P. M. B. da S. (2008). Formas de interacção em discussões online. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 12(12). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v12i12.2988
Número
Sección
Artigos