Perfil de Aluno e Rendimento Escolar em Pedagogia: Correlacionando Variáveis na UFBA

Autores/as

  • José Albertino Carvalho Lordêlo
  • Robert E. Verhine

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v6i5.2838

Palabras clave:

Avaliação da aprendizagem, desempenho acadêmico, ensino superior, curso de pedagogia.

Resumen

Este artigo traça o perfil do aluno de pedagogia da Universidade Federal da Bahia – UFBA e estabelece correlações entre o rendimento escolar e diversas variáveis independentes. As análises estatísticas foram realizadas a partir do banco de dados sobre ingressos da referida universidade nos anos 1993, 1994, 1995 e 1997. Os alunos do curso de pedagogia tendem a ser mais pobres e egressos majoritariamente da escola média pública, diferentemente do que ocorre com a UFBA como um todo. O rendimento médio escolar no curso de pedagogia é superior ao da UFBA e o estudante negro obtém rendimento escolar significativamente maior que o branco. Esses resultados e outros apresentados no trabalho sugerem uma distinção do sistema de avaliação escolar utilizado no curso de pedagogia dos demais cursos da UFBA. Contudo, faz-se necessário realizar novos estudos para se conhecer melhor esses sistemas e encontrar explicações para os resultados encontrados.

Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem; desempenho acadêmico; ensino superior, curso de pedagogia.


Abstract: This article profiles the pedagogy student at the Federal University of Bahia – UFBA and establishes correlations between academic acheivement and a series of independent variables. The statistical analyses were performed using data pertaining to students entering UFBA in the years 1993, 1994, 1995 and 1997. The students in the pedagogy course tend to be poorer and primarily products of public secondary school, different from what is encountered for the UFBA student body as a whole. The level of academic achievement for the pedagogy course is higher than that for UFBA in general and black students perform academically better than do while students. These findings along with others presented in the article suggest that the system of academic evaluation utilized in the pedagogy course is distinct from that used in UFBA´s other programs. This implies the need to conduct further study to better comprehend these systems and uncover explanations for the findings reported.

Key words: learning evaluation; school achievement; higher education; pedagogy.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2007-02-12

Cómo citar

Carvalho Lordêlo, J. A., & E. Verhine, R. (2007). Perfil de Aluno e Rendimento Escolar em Pedagogia: Correlacionando Variáveis na UFBA. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 6(5). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v6i5.2838

Número

Sección

Artigos