Ciência e Educação na Contemporaneidade: Alguns Tópicos para Reflexão

Autores/as

  • Maria Couto Cunha

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v6i5.2836

Palabras clave:

Conhecimento, Contemporaneidade, Pedagogia.

Resumen

Este texto é o resultado de reflexões em torno dos conceitos ligados ao estatuto da ciência a partir da sua evolução com o advento da Modernidade, focalizando os aspectos que apontam os momentos de crise desses conceitos e, considerando as questões sobre esse tema nas discussões recentes, os impactos desse processo na educação. Com isto, este artigo faz um rápido olhar panorâmico sobre alguns pontos importantes que marcaram o desenvolvimento da ciência, as crises que a abalaram, as repercussões de sua trajetória na sociedade que a acolheu e faz uma breve análise da discussão atual sobre os desdobramentos que poderão ocorrer nas suas formas de apropriação do conhecimento e na convivência humana, com especial destaque no que se refere ao processo educativo, à luz de alguns autores.

Palavras-chave: Conhecimento, Contemporaneidade, Pedagogia.


Abstract: This text results from reflections on concepts related to the statute of science since its former evolution with the beginning of Modernity. It focuses the aspects that points the moments of crisis from these concepts and – considering the questions about the theme in recent discussions – the impacts of this process in education. The article does a quick panoramic look over some important points that marked the development of science, crises that shake it, the echoes of its trajectory in the society that received it. It makes also a short analysis of the actual discussion about the developments that may occur in its forms of appropriation of knowledge and in human companionship. It gives special prominence to the education process, according to some authors.

Key words: Knowledge. Contemporaneousness, Pedagogy.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2007-02-12

Cómo citar

Couto Cunha, M. (2007). Ciência e Educação na Contemporaneidade: Alguns Tópicos para Reflexão. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 6(5). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v6i5.2836

Número

Sección

Artigos