Avaliação e Sensibilização: um interjogo capaz de promover e manter a busca da qualidade na educação.

Autores/as

  • Maria de Lourdes Oliveira Reis da Silva

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v9i8.2822

Palabras clave:

motivação, sensibilização, avaliação, educação.

Resumen

Como resultado de reflexões em torno da avaliação, elemento de gestão essencial para a busca de qualidade e eqüidade na educação, o presente trabalho visa analisar aspectos do processo de sensibilização no contexto da avaliação educacional. A sensibilização oportuniza a manutenção do fluxo de qualidade nos processos avaliativos, facilitando o engajamento e o fortalecimento do compromisso dos atores envolvidos. Serão focalizados pontos importantes para a compreensão das relações de causa e efeito na sensibilização a partir de motivos que impulsionam o ser a agir. Buscando problematizar as dificuldades que permeiam os processos de sensibilização e de avaliação em diversos contextos educacionais, será enfatizada a importância da sensibilização nas situações de negociação e desta para a avaliação da educação, fazendo breve referência às relações de poder na avaliação.

Palavras-chave: motivação, sensibilização, avaliação, educação.


Abstract: As a result of reflections on evaluation, an essential management element in the search for quality and equity in education, the present work aims analysing aspects of sensitizing process in the context of educational evaluation. Sensitization offers an opportunity of keeping the quality flow in the evaluating processes, making easier the engagement and solidity of the actors’ involved. Having the motives that impel human beings to act as a starting-point, we will be focusing on important aspects for the understanding of the cause-effect relations in sensitization. With the objective of problemizing the difficulties that interpose the sensitization and evaluation processes in various situations, the importance of sensitization will be emphasized in the negotiation situations and, from there, to the education evaluation, making a brief reference to the power relations in evaluation.

Key words: motivation, sensitization, evaluation, education.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2007-02-10

Cómo citar

Silva, M. de L. O. R. da. (2007). Avaliação e Sensibilização: um interjogo capaz de promover e manter a busca da qualidade na educação. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 9(8). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v9i8.2822

Número

Sección

Artigos