“.... Para ser macho não pode negar fogo, tem que ser viril. Então não tem nada a ver com a dança...”
DOI:
https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v9i8.2821Palabras clave:
gênero, corpo e educação física.Resumen
Este empreendimento se propõe a analisar a percepção de alunos de graduação em Educação Física sobre construção sociocultural do corpo masculino. Com o propósito de colher informações, empreendemos um estudo inserido no paradigma fenomenológico-hermenêutico, utilizando análise de discurso e envolvendo 27 alunos de ambos os sexos do curso de graduação em Educação Física das diversas universidades do Rio de Janeiro. Os instrumentos empregados constaram de uma entrevista semi-estruturada e da exibição de uma foto, na qual bailarinos do sexo masculino pousavam com tutu (vestimenta tradicionalmente utilizada pelo sexo feminino). Incursionando nas respostas dos entrevistados, identificamos 6 elementos marcantes: 1- o símbolo da vestimenta; 2- as atividades ditas femininas; 3- o futebol; 4- “Outros”; 5- a homossexualidade e; 6- raça e gênero.Palavras-chave: gênero, corpo e educação física.
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Publicado
2007-02-10
Cómo citar
Giuseppe, E., & Romero, E. (2007). “. Para ser macho não pode negar fogo, tem que ser viril. Então não tem nada a ver com a dança.”. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 9(8). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v9i8.2821
Número
Sección
Artigos