O Papel das Instituições Brasileiras de Leitura na Formação de Leitores

Autores/as

  • Ângela Maria Barreto

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v9i8.2810

Palabras clave:

sociedade leitora, formação da leitura no Brasil, instituições de leitura.

Resumen

A proposta é discutir e refletir sobre o papel exercido pelas Instituições de Leitura na formação de uma sociedade leitora. A ênfase da discussão recai na sociedade brasileira. Serão considerados na discussão alguns pressupostos culturais, que se constituíram nos fundamentos da nação brasileira e que, ao mesmo tempo, incidem sobre a não consolidação de uma sociedade leitora e sobre o efetivo desempenho das Instituições designadas para o papel de formadoras de leitor. Deste modo, pretende-se transitar por duas vertentes, a das Instituições e a dos aspectos histórico- sociais da formação do povo brasileiro, articulando-as.

Palavras-chave: sociedade leitora; formação da leitura no Brasil; instituições de leitura.


Abstract: The proposal of this article is to discuss and reflect about the performed role by the Reading Institutions in the formation of a readers society. The emphasis of the discussion occurs on the Brazilian society. There will be considered in the discussion some cultural presuppositions that were constituted in the foundation of the Brazilian nation and that, at the same time, go over the non consolidation of a readers society and over the effective performance of the Institutions designated for the role of producing readers. Two approaches are used, the one of the Institutions and the one of the historical-social aspects of the Brazilian people formation, articulating them.

Key words: readers society; reading formation in Brazil; reading institutions.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2007-02-10

Cómo citar

Barreto, Ângela M. (2007). O Papel das Instituições Brasileiras de Leitura na Formação de Leitores. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 9(8). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v9i8.2810

Número

Sección

Artigos