Fenomenologia das Novas Tecnologias na Educação

Autores/as

  • Paulo Gileno Cysneiros

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v8i7.2792

Palabras clave:

tecnologia educacional, informática na educação e filosofia da tecnologia.

Resumen

É feita uma análise fenomenológica de tecnologia educacional, tendo como base uma concepção de tecnologia que enfatiza a materialidade do objeto técnico, os condicionamentos culturais e as relações existenciais com objetos produzidos pelo ser humano. É discutida a ambigüidade de objetos técnicos e interfaces gráficas de computadores, com implicações para a atividade educativa. É feita uma caracterização da tecnologia educacional, pontuando-se aspectos de novas e velhas tecnologias. É examinada a relação ser-humano-tecnologia-ambiente numa ótica da gênese do conhecimento, salientando-se seleções, ampliações e reduções do objeto de conhecimento, quando apreendido com tecnologias. São examinadas concepções otimistas e pessimistas das novas tecnologias, concluindo com reflexões sobre a necessidade de um enfoque equilibrado para se entender o alcance e limitações das tecnologias na educação.

Palavras-chave: tecnologia educacional, informática na educação e filosofia da tecnologia.


Abstract: It is presented a phenomenological analysis of educational technology, based on a conception of technology emphasizing the materiality of technical objects, its cultural conditionings and the existential relations with human-made objects. It is discussed the ambiguity of technical objects, graphical interfaces of computers and its implications for education. It is made a characterization of educational technology, pointing out some aspects of new and old technologies. It is examined the relation human-beingtechnology-environment, under the point of view of the genesis of knowledge, focusing selections, amplifications and reductions of the object due to the use of technologies. Optimistic and pessimistic conceptions of new technologies are examined, concluding with the importance of a balanced conception in order to understand the possibilities and limitations of technologies education.

Key words: educational technology, information science in education and philosophy of technology.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2007-02-10

Cómo citar

Cysneiros, P. G. (2007). Fenomenologia das Novas Tecnologias na Educação. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 8(7). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v8i7.2792

Número

Sección

Artigos