Que Caminho Devo Seguir? Alice Procura uma Alfabetização Crítica e Lúdica

Autores/as

  • Bernadete de Souza Porto

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v7i6.2779

Palabras clave:

Alfabetização – Ludicidade – Formação do Educador.

Resumen

A reflexão sobre as bases de uma alfabetização crítica e lúdica e as dificuldades de praticar esta teoria são os principais objetivos deste artigo. Entende-se que não basta ao professor dizer-se progressista, é preciso que ao discurso inquiridor de transformações, haja uma prática que permita romper com o modelo tradicional de educação. Defende-se, neste sentido, a importância da ludicidade para o processo de alfabetização de crianças. Alice, personagem de Lewis Caroll, do País das Maravilhas, é o nome que representa a professora observada, cuja prática é aqui analisada.

Palavras-chave: Alfabetização – Ludicidade – Formação do Educador.


Abstract: Reflection about the basis of a critical and playful literacy process and the difficulties in practicing this theory are the main objectives of this article. It is understood that it is not enough for teachers to consider themselves open minded, it is necessary that beyond a progressive speech there is a practice that allows the breaking up with traditional education. Playfulness is therefore defended to be very important to children´s literacy process. Lewis Caroll´s character, Alice (from Alice in Wonderland) is the name that represents the teacher whose practice is the object of the present study.

Key words: Literacy, playfulness, teacher education.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2007-02-09

Cómo citar

de Souza Porto, B. (2007). Que Caminho Devo Seguir? Alice Procura uma Alfabetização Crítica e Lúdica. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 7(6). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v7i6.2779

Número

Sección

Artigos