Alfabetização e Letramento: implicações para o ensino

Autores/as

  • Angela B. Kleiman

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v7i6.2778

Palabras clave:

Alfabetização, letramento, ensino de leitura.

Resumen

Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas implicações para o ensino da leitura e da produção textual derivadas dos chamados “novos estudos do letramento”, que trabalham com um modelo social da escrita. São focalizados dois aspectos relevantes para o cotidiano escolar: o contínuo entre a oralidade e a escrita e a concepção de gênero de texto como instrumento da prática social. Exemplos da área de Alfabetização de Jovens e Adultos são analisados e contrastados com práticas tradicionais de ensino da língua escrita.

Palavras-chave: Alfabetização, letramento, ensino de leitura.


Abstract: The aim of this paper is to discuss some of the implications of the model called New Studies of Literacy for teaching reading and writing, focusing on two aspects relevant for classroom work: the oral-literate continuum, and the use of genres as the privileged semiotic instrument for social practice. Several examples from Adult Literacy classes are presented, and contrasted with traditional views of literacy.

Key words: Literacy, reading, teaching of reading.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2007-02-09

Cómo citar

B. Kleiman, A. (2007). Alfabetização e Letramento: implicações para o ensino. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 7(6). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v7i6.2778

Número

Sección

Artigos