Promover a Flexibilidade Cognitiva em Níveis Avançados do Conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v7i6.2774Palabras clave:
Flexibilidade cognitiva, construtivismo, teoria da flexibilidade cognitiva, plataforma web, transferência de conhecimentos.Resumen
Começamos por caracterizar a Teoria da Flexibilidade Cognitiva desenvolvida por Rand Spiro, explicando o conceito de flexibilidade cognitiva bem como os princípios estruturantes ao seu desenvolvimento. Descrevemos a sua aplicação à obra O Primo Basílio de Eça de Queirós, para avaliar da importância desses princípios na aprendizagem, particularmente na transferência do conhecimento para novas situações. Com base nos resultados obtidos, e tendo sido disponibilizado o hiperdocumento “O Primo Basílio: múltiplas travessias temáticas” na web, realizamos um segundo estudo convidando os alunos a terem um papel mais construtivo na aprendizagem. Tendo presente estes dois estudos, propusemos uma abordagem para promover a flexibilidade cognitiva que está na base da plataforma web FleXml e que se centra numa aprendizagem mais responsável e envolvente.Palavras-chave: Flexibilidade cognitiva, construtivismo, teoria da flexibilidade cognitiva, plataforma web, transferência de conhecimentos.
Abstract: This paper focuses on Cognitive Flexibility Theory to foster cognitive flexibility and on studies carried out according to its principles. We describe an application of this theory to a Portuguese novel and the results obtained. Then, we mention a study conducted on the web, which addressed users engagement in learning. Based on these two studies we propose an approach that uses a new e-learning platform – FleXml - that aims at developing a more responsible attitude towards learning on students.
Key words: Cognitive flexibility, Cognitive Flexibility Theory, web platform, constructivism, transference of knowledge.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2007-02-09
Cómo citar
Amorim Carvalho, A. A. (2007). Promover a Flexibilidade Cognitiva em Níveis Avançados do Conhecimento. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 7(6). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v7i6.2774
Número
Sección
Artigos