A ação de educar como rito de iniciação à ética da coexistência
DOI:
https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v12i11.2747Palabras clave:
Educar – Ética – Coexistência – Valores humanosResumen
O texto medita acerca da supremacia dos paradigmas da racionalidade calculista e tecnocietífica em nosso processo civilizatório que, desprovidos dos repertórios da Ética, incidem em posturas separatistas e dilapidadores. Aborda a Ética como o cuidado com a morada do humano, com os valores humanos. Trata da Ética da coexistência plasmada no desvelo com as relações entre os seres humanos e destes com todos os seres do universo: a eco-ética. Compreende a ação de educar como rito vivo de iniciação aos valores humanos, ao cuidado com a auto-ética e a eco-ética: a Ética da coexistência fomentando relações mais fraternas e solidárias, amorosas e interdependentes na afinação da compaixão do coração e do humanismo do espírito.Descargas
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Publicado
2007-11-06
Cómo citar
Araújo, M. A. L. de. (2007). A ação de educar como rito de iniciação à ética da coexistência. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 12(11). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v12i11.2747
Número
Sección
Artigos