A ação de educar como rito de iniciação à ética da coexistência

Autores/as

  • Miguel Almir Lima de Araújo

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v12i11.2747

Palabras clave:

Educar – Ética – Coexistência – Valores humanos

Resumen

O texto medita acerca da supremacia dos paradigmas da racionalidade calculista e tecnocietífica em nosso processo civilizatório que, desprovidos dos repertórios da Ética, incidem em posturas separatistas e dilapidadores. Aborda a Ética como o cuidado com a morada do humano, com os valores humanos. Trata da Ética da coexistência plasmada no desvelo com as relações entre os seres humanos e destes com todos os seres do universo: a eco-ética. Compreende a ação de educar como rito vivo de iniciação aos valores humanos, ao cuidado com a auto-ética e a eco-ética: a Ética da coexistência fomentando relações mais fraternas e solidárias, amorosas e interdependentes na afinação da compaixão do coração e do humanismo do espírito.

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Biografía del autor/a

Miguel Almir Lima de Araújo

Professor da UNEB e da UEFS Favor completar

Publicado

2007-11-06

Cómo citar

Araújo, M. A. L. de. (2007). A ação de educar como rito de iniciação à ética da coexistência. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 12(11). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v12i11.2747

Número

Sección

Artigos