Cultura popular e educação: um estudo sobre a Capoeira Angola

Autores/as

  • Pedro Rodolpho Jungers Abib

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v12i11.2738

Palabras clave:

cultura popular, capoeira angola, educação não-formal

Resumen

Esse artigo é parte de minha tese de doutorado em Ciências Sociais aplicadas à Educação (Unicamp), que se propôs investigar as formas com as quais a cultura popular articula todo um vasto campo de conhecimentos e saberes, bem com as formas de transmissão desses saberes através de algumas categorias, que elegemos como base para essa tarefa, quais sejam: a memória, a oralidade, a ancestralidade, a ritualidade e a temporalidade. Para realizarmos tal tarefa, elegemos a Capoeira Angola, manifestação da cultura afro-brasileira das mais significativas, como campo privilegiado de estudo, na tentativa de buscar os seus sentidos e significados.

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Biografía del autor/a

Pedro Rodolpho Jungers Abib

Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutor em Ciências Sociais aplicadas à Educação – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Publicado

2007-11-06

Cómo citar

Abib, P. R. J. (2007). Cultura popular e educação: um estudo sobre a Capoeira Angola. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 12(11). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v12i11.2738

Número

Sección

Artigos