Leitura e percepção: uma atividade no Curso de Formação de Professores no Município de Irecê / Bahia

Autores/as

  • Heike Schmitz

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v11i10.2715

Palabras clave:

Leitura, Percepção, Autopoiese, Prática pedagógica.

Resumen

Neste artigo, é apresentada a concepção de uma atividade do curso de formação de professores, no município de Irecê/Bahia, no qual foi discutida a ligação entre teoria, ensino e literatura. A importância do conhecimento sobre o mundo do aluno foi objeto de considerações, como também a aceitação de que não se consegue determinar o impacto da leitura em nossos alunos. A percepção faz parte da leitura. Antes de discutir o que lemos, como lemos e para que lemos, é preciso esclarecer nosso conceito de percepção, que trazemos da teoria de autopoiese de Humberto Maturana e Francisco Varela.

Palavras-chave: Leitura; Percepção; Autopoiese; Prática pedagógica.


Abstract: This article presents the conception of an activity for teachers formation, that ocurred in Irecê / Bahia, where was discussed the relation between theory, teaching act and reading-literature. The knowledge about the world of the student becomes the objective of our considerations with the conclusions that we have to accept that we are not able to determinate the impact of reading-literatures. Perception takes part of the reading act. Before we discuss what we read, how we read and why, it is necessary to enlighten our conception of perception. Therefore the theory of autopoiese of Humberto Maturana and Franscisco Varela will be presented.

Key words: Lecture; Perception; Autopoiesis; Pedagogic practice.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Heike Schmitz

Doutoranda em Educação Bolsista CNPq

Publicado

2000-12-21

Cómo citar

Schmitz, H. (2000). Leitura e percepção: uma atividade no Curso de Formação de Professores no Município de Irecê / Bahia. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 11(10). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v11i10.2715

Número

Sección

Artigos