O ensino das ciências da natureza nos anos iniciais da escolarização básica: das necessidades formativas à profissionalização docente
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v7i3.26598Palabras clave:
Formação Docente. Necessidades Formativas. Profissionalização Docente. Ensino de Ciências da Natureza.Resumen
O presente estudo investiga as necessidades formativas de professores/as dos anos iniciais da escolarização básica a partir do ensino das Ciências da Natureza. Trata-se de uma pesquisa qualitativa caracterizada como estudo descritivo-analítico, realizada com 69 docentes da rede municipal de ensino de João Pessoa/PB. A pesquisa analisa as necessidades formativas como elemento fundante para o processo de construção da profissionalização docente e, desta forma, identifica a formação continuada como estratégica para essa construção. Situa a alfabetização científica como perspectiva norteadora para o ensino das Ciências da Natureza nos anos iniciais do ensino fundamental, constatando ser este um desafio em face das necessidades formativas reveladas pelas professoras participantes do estudo. Apresenta-se neste artigo, apenas uma das três dimensões de necessidades identificadas: aquela relacionada ao domínio de conteúdos conceituais da área das Ciências da Natureza. A pesquisa conclui que os processos de formação continuada têm negligenciado a área das ciências, por conseguinte, as necessidades formativas dos/as professoras caracterizadas pelas dimensões do conhecimento específico, do conhecimento didático, dos experimentos práticos e dos recursos tecnológicos. Essa negligência compromete o processo de profissionalização docente para o ensino na área, demandando a reconfiguração da política de formação continuada proposta para esse grupo docente.Descargas
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