CLIC! E ERA UMA VEZ: NARRATIVAS VERBOVISUAIS EM HISTÓRIAS ESCRITAS POR CRIANÇAS

Autores/as

  • Liane Castro de Araujo Faculdade de Educação UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v5i2.17361

Palabras clave:

ensino da escrita, narrativas audiovisuais, intertextualidade

Resumen

O artigo apresenta uma pesquisa de doutorado desenvolvida em contexto escolar, cujo objetivo foi tornar observáveis, em textos escritos por crianças, os modos de apropriação de elementos de narrativas verbovisuais – quadrinhos, mangás, desenhos animados, filmes, seriados e games – em suas histórias escritas, revelando relações intertextuais diversas e intercâmbios entre as diferentes linguagens. Nela se discutem as implicações dessas apropriações e desses modos de narrar no ensino da escrita, bem como, a possibilidade de, a um só tempo, a escola validar as apropriações e inserções de elementos de outras linguagens nas histórias escritas pelas crianças e assegurar o trabalho com a textualidade própria da escrita e com as características do texto narrativo. As marcas de tais apropriações revelaram tanto procedimentos legítimos e astutos das crianças relativos à apropriação de conteúdos, linguagens e formatos das narrativas verbovisuais de seu repertório, quanto uma maior ou menor habilidade, ainda em construção, de composição do texto escrito, na relação com gêneros realizados em linguagem verbal e visual. Reconhecendo a maleabilidade e a mutabilidade da escrita, a heterogeneidade dos textos e o hibridismo das linguagens, a pesquisa fundamenta-se na perspectiva dialógica de linguagem, de sujeito e de autoria de Bakhtin, e em uma concepção de sujeito receptor ativo dos produtos da mídia, que negocia sentidos em sua compreensão responsiva ativa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Liane Castro de Araujo, Faculdade de Educação UFBA

Professora do Departamento de Educação II

Citas

ALMEIDA, F. A. de. Arquitetura da história em quadrinhos: vozes e linguagens. In: Linguagem & Ensino, vol. 4, nº. 1, 2001 (113-140). Disponível em: www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rle/article/download/264/230. Acesso em: 04/08/2012.

ARANHA, G. Narratologia e jogos eletrônicos. In: OSWALD, M.L.M. e PEREIRA, R.M.R (orgs). Infância e juventude: narrativas contemporâneas. Petrópolis: DP et Alii; Rio de janeiro: Faperj, 2008

BAKHTIN, M.M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1981

_______. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1994

_______. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. São Paulo: Unesp, 1998.

_______. Problemas da Poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1981b.

BELTRÃO, L. M. F.; ARAPIRACA, M. de A. Aprendizagem da escrita: Situações comunicativas em debate. In: Memorias: Novena Conferencia Iberoamericana en Sistemas, Cibernética e Informática, 2010, Flórida, Orlando, 7º Simposium Iberoamericano en Educació, Cibernética e Informática. Flórida, Orlando, 2010. v. II. p. 12-17.

COHN, C. Antropologia da criança. Col. Passo a passo, 57. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.: 2005.

FARACO, C. A. Linguagem e diálogo: as idéias linguísticas do círculo de Bakhtin. Curitiba: Criar Edições, 2009.

FREIRE, F. Formas de materialidade linguística, gêneros de discurso e interfaces. In: SILVA, E. (coord). A leitura nos oceanos da internet. São Paulo: Cortez, 2003. p. 65-88

JENNY, L. La stratégie de la forme. Revue Poétique (27). p. 257-281. Paris: Seuil, 1976.

KOCH, I. G.V; BENTES, A.C., CAVALCANTE, M. M. Intertextualidade: diálogos possíveis. São Paulo: Cortez, 2008.

LEAL, B. Saber das narrativas: narrar. In: GUIMARÃES, C.; FRANÇA, V. Na mídia, na rua: narrativas do cotidiano. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, p.19-27.

MARTÍN-BARBERO, J.; REY, G. Os exercícios do ver: hegemonia audiovisual e ficção televisiva. São Paulo: Ed. Senac São Paulo, 2004

MESERANI, S. C. O Intertexto escolar: sobre leitura, aula e redação, São Paulo: Cortez, 1995.

PIÉGAY-GROS, N. Introduction à l’intertextualité. Paris: Dunod,1996.

RAMOS, P. A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2009.

SARMENTO, Manoel J. Imaginário e culturas da infância. Cad. Educ. Fae/UFPel, Pelotas (21):51-59, jul./dez. 2003.

SARMENTO, M. e GOUVEA, M.C.S. (orgs.). Estudos da infância, educação e práticas sociais. Petrópolis/RJ: Vozes, 2008.

SAMOYAULT, T. A intertextualidade. São Paulo: Hucitec, 2008.

Publicado

2017-01-17

Cómo citar

Araujo, L. C. de. (2017). CLIC! E ERA UMA VEZ: NARRATIVAS VERBOVISUAIS EM HISTÓRIAS ESCRITAS POR CRIANÇAS. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 5(2). https://doi.org/10.9771/re.v5i2.17361

Número

Sección

Artigos