A organização geográfica do terreiro de candomblé contribuindo para ensino da geografia
DOI:
https://doi.org/10.9771/re.v5i2.15043Palabras clave:
Educação no terreiro, redes educativas, africanidade, espaço geográfico, geografia cultural.Resumen
Esse artigo é fruto de uma pesquisa realizada sobre formação de professores e o ensino da geografia. O seu objetivo é descrever a organização do espaço geográfico sacralizado terreiro de candomblé, religião de matriz africana, bem como apresentá-lo como interface “espaço natural” e “espaço urbano”, destacando a importância da geografia para a prática religiosa no Candomblé e para o ensino da geografia. A partir de uma abordagem etnográfica, refletimos a respeito dos espaços do terreiro de candomblé Ilê Axé Ijexá Orixá Olufon, localizado no bairro Santa Inês, em Itabuna, Bahia. Consideramos sua organização geográfica como elemento pedagógico educativo para o ensino da geografia. Podemos destacar que o terreiro utiliza-se de elementos da geografia, contribuindo como fonte de pesquisa, estudo e ensino, bem como sínteses de religiosidade, colaborando para manter e recriar tradições e culturas afro-brasileiras. PALAVRAS-CHAVE: Educação no terreiro; redes educativas; africanidade; espaço geográfico; geografia cultural.Descargas
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