O atendimento à queixa escolar na educação pública baiana

Autores/as

  • Lygia Sousa Viegas UFBA FACED

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v5i1.14464

Palabras clave:

fracasso escolar, psicologização, educação básica.

Resumen

O presente artigo apresenta aspectos de uma pesquisa que objetivou identificar e analisar concepções e práticas de psicólogos da rede pública de educação baiana em relação à queixa escolar, dando ênfase aos processos de psicologização da educação. Em um Estado marcado por altos índices de analfabetismo, reprovação e evasão escolar, os alunos que não correspondem às expectativas da escola são encaminhados para serviços especializados de psicologia, revelando a suposição de que o fracasso é resultado de problemas individuais ou familiares que só podem ser resolvidos fora do âmbito escolar. A pesquisa buscou compreender o que psicólogos que atendem essa demanda entendem em relação ao fracasso escolar, visando analisar se tais profissionais incorporaram uma leitura crítica do fenômeno. Participaram da pesquisa 68,3% dos psicólogos que atuam na rede pública de educação baiana, os quais responderam a um questionário com perguntas relativas à sua formação, concepções e práticas. Análise dos questionários aponta o predomínio da prática psicologizante no atendimento à queixa escolar, já que os psicólogos pouco investigam aspectos da história escolar dos alunos encaminhados, realizando, ao contrário, aplicação de testes de inteligência e personalidade, bem como psicoterapia individual à criança e orientação de pais. Nesse sentido, a pesquisa aponta para a necessidade de romper com esse olhar, propondo aos psicólogos uma leitura crítica do fracasso escolar, que atinge uma massa populacional significativa e cuja superação deverá ser enfrentada por políticas públicas consistentes no campo da educação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lygia Sousa Viegas, UFBA FACED

Graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo - USP (1999), Mestrado (2002) e Doutorado (2007) em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Atualmente, é Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED-UFBA), em regime de dedicação exclusiva. Tem experiência nas áreas de Psicologia Psicologia Escolar e Educacional e Psicologia Social, atuando principalmente no âmbito da escola pública e das políticas sociais. Membro da diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, e membro fundador do Núcleo Bahia do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade.

Citas

BARBOSA, D.C Et. Al. Intervenção do psicólogo na educação: análise da produção bibliográfica em psicologia escolar. In: Anais do X Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional: caminhos trilhados, caminhos a percorrer. Maringá, 2011. Disponível em http://www2.pol.org.br/inscricoesonline/conpe_x/sistema/anais/detalhe.cfm?idTrabalho=685, acessado em 02 de outubro de 2015.

BASTOS, A.V.B. & GONDIM, S.M.G. O trabalho do psicólogo no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2010.

BOCK, A. M. B. (Org.) Psicologia e o compromisso social. São Paulo: Cortez, 2003.

BRASIL, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à fome. Política Nacional de Assistência Social. Brasília, 2004.

CHECCHIA, A.K.A. . SOUZA, M.P.R. Queixa escolar e atuação profissional: apontamentos para a formação de psicólogos. In: MEIRA, M.E.M; ANTUNES, M.A.M. Psicologia Escolar: Teorias críticas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003, p. 105-137.

CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA – SÃO PAULO & GRUPO INTERINSTITUCIONAL QUEIXA ESCOLAR (Org.). Medicalização de crianças e adolescentes: conflitos silenciados pela redução de questões sociais a doenças de indivíduos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010.

FERRARO, A. R. Diagnóstico da escolarização no Brasil. Revista Brasileira de Educação. ANPEd, n. 12, p. 22-47, set/out/nov/dez. 1999.

MACHADO, A.M. e SOUZA, M.P.R. (Org.) Psicologia escolar: em busca de novos rumos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997.

MEIRA, M.E.M. e ANTUNES, M.A.M. (Org.) Psicologia escolar: teorias críticas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003a.

MEIRA, M.E.M. e ANTUNES, M.A.M. (Org.) Psicologia escolar: práticas críticas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003b.

MELLO, S.L. Psicologia e Profissão em São Paulo. São Paulo: Ática, 1975.

PATTO, M.H.S. Psicologia e Ideologia: Uma introdução crítica à Psicologia Escolar. São Paulo: T.A. Queiroz, 1984.

PATTO, M.H.S. A produção do fracasso escolar: Histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: T.A. Queiroz, 1990.

PATTO, M.H.S. O papel social e a formação do psicólogo: contribuição para um debate necessário. In: PATTO, M.H.S. Introdução à Psicologia Escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997, p. 459-468.

PATTO, M.H.S. Mutações do cativeiro. São Paulo: Hacker Editora/EDUSP, 2000.

PATTO, M.H.S. Exercícios de indignação: escritos de educação e psicologia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.

PATTO, M.H.S. (Org.) A Cidadania Negada: políticas públicas e formas de viver. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2009.

ROCHA, M.L.; MACHADO, A.M.; FERNANDES, A.M.D. (Org.) Novos possíveis no encontro da psicologia com a educação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007.

SOUZA, M.P.R. A queixa escolar e a formação do psicólogo. Tese de Doutorado, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996.

SOUZA, B.P. Orientação à Queixa Escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007.

SOUZA, M.P.R. Ouvindo crianças na escola: abordagens qualitativas e desafios metodológicos para a psicologia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010b.

SOUZA, M. P. R. A atuação do psicólogo na rede pública de educação: concepções, práticas e desafios. Tese de livre-docência, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010a.

SOUZA, SILVA E YAMAMOTO

TANAMACHI, E.R. Mediações teórico-práticas de uma visão crítica em Psicologia Escolar. In: TANAMACHI, E.R., PROENÇA, M., ROCHA, M. (Orgs.), Psicologia e Educação: desafios teórico-práticos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000, p. 73-104.

TANAMACHI, E.; PROENÇA, M.; ROCHA, M. Psicologia e Educação: desafios teórico-práticos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000.

VIÉGAS, L. S. (Org.) ; ANGELLUCCI, C. B. (Org.). Políticas Públicas em Educação: uma análise crítica a partir da psicologia escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006.

VIÉGAS, L.S; RIBEIRO, M.I.S. A produção da queixa escolar no contexto da educação básica: Reflexões sobre o fracasso escolar e a medicalização da educação. In: TENÓRIO, R.M; FERREIRA, R.A (Org). Educação básica na Bahia: da Políticas ao cotidiano da escola. Salvador: EDUFBA, 2014 p.293- 320.

VIÉGAS, L.S. Et Al (Org). Medicalização da educação e da sociedade: Ciência ou mito? Salvador: EDUFBA, 2014.

Publicado

2016-04-21

Cómo citar

Viegas, L. S. (2016). O atendimento à queixa escolar na educação pública baiana. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 5(1). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v5i1.14464

Número

Sección

Artigos