Didática lúdica: saberes pedagógicos e ludicidade no contexto da educação superior
DOI:
https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v3i2.9164Keywords:
docência universitária, didática lúdica, saberes pedagógicos, prática profissional.Abstract
Com este ensaio visamos alavancar discussões e provocar reflexões acerca da docência do professor universitário, sua formação pedagógica, os saberes que fundamentam sua prática, dentre eles, os saberes pedagógicos e o espaço concedido à ludicidade. Contrapomos, no texto, dois modelos de atuação pedagógica: de um lado a abordagem conteudista-transmissional - herança do academicismo vivido na Universidade medieval – e, de outro, as possibilidades de uma docência lúdica que seja vivenciada plenamente na sala de aula e seja estruturadora de saberes pedagógicos e didáticos necessários à profissão docente. Baseamos nosso trabalho de pesquisa sobre a epistemologia da prática, teoria, segundo a qual, os saberes dos professores advêm, sobretudo, de seu exercício profissional. A epistemologia da prática profissional representa o estudo dos saberes utilizados pelos profissionais em seu espaço de trabalho cotidiano para desempenhar suas tarefas. Viaja-se da prática à teoria, ao contrário do paradigma de conhecimento racionalista moderno que parte dos modelos teóricos à iluminação da prática. Nossas principais referências foram Tardif (2002), Gauthier (2006), Duarte Jr (2004) e Luckesi (2006). Concluímos o ensaio a favor da didática lúdica e da compreensão de que o ato de aprender e ensinar vai muito além da lógica racionalista moderna baseada na transmissão-assimilação de conteúdos abstratos.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2014-09-12
How to Cite
d’Ávila, C. M. (2014). Didática lúdica: saberes pedagógicos e ludicidade no contexto da educação superior. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 3(2). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v3i2.9164
Issue
Section
Dossiê Ludicidade e Formação de Professores (finalizado)