A inserção das tecnologias digitais nos processos formativos dos professores do campo: Procampo e Programa Escola Ativa

Authors

  • Jaqueline de Jesus dos Santos Universidade Federal da Bahia
  • Adriana Jesus Santos Universidade Federal da Bahia
  • Maria Helena Silveira Bonilla Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v2i1.6933

Keywords:

Formação de Professores do Campo, Tecnologias Digitais, Políticas Públicas, Procampo, Escola Ativa

Abstract

No contexto atual, presenciamos várias iniciativas de políticas públicas apresentadas pelo governo federal voltadas para educação do campo; contudo poucas são as iniciativas que incluem as tecnologias digitais nos processos formativos, principalmente vinculadas à formação inicial e continuada de professores do campo. Em vista disso, este artigo aponta os limites e potencialidades da inserção das tecnologias digitais nos processos formativos dos professores do campo, nos programas desenvolvidos pelo MEC: Programa Escola Ativa e o Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (Procampo), a partir da análise das diretrizes e formas de operacionalização dos programas. Os resultados demonstram que é necessário superar a visão instrumental de uso pedagógico das tecnologias, e destaca a importância da formação da cultura digital na formação dos professores, o que significa que além de possibilitar o acesso e uso das tecnologias digitais, deve-se considerar as mesmas como elemento estruturante dos processos educativos e sociais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jaqueline de Jesus dos Santos, Universidade Federal da Bahia

Aluna de Pedagogia da UFBA, bolsista PIBIC 2011/2012

Adriana Jesus Santos, Universidade Federal da Bahia

Aluna de Pedagogia da UFBA, bolsista PIBIC 2011/2012

Maria Helena Silveira Bonilla, Universidade Federal da Bahia

P

Published

2013-08-06

How to Cite

Santos, J. de J. dos, Santos, A. J., & Bonilla, M. H. S. (2013). A inserção das tecnologias digitais nos processos formativos dos professores do campo: Procampo e Programa Escola Ativa. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 2(1). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v2i1.6933

Issue

Section

Artigos