Um legado sobre a formação de professores: movimento de interiorização interiorização da Universidade no Estado da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v1i2.6374Keywords:
Ensino superior na Bahia, Política educacional, Movimentos sociais por educaçãoAbstract
Por meio da análise do Plano Estadual de Desenvolvimento da Economia Baiana (PLANDEB) e do Plano Integral de Educação e Cultura (PIEC), além de documentação produzida por intelectuais baianos, principalmente, em jornais, discute-se neste trabalho sobre a formação de professores enquanto aspecto relevante da trajetória histórica de expansão do ensino superior público no Estado da Bahia. Pois, a idéia de formar professores encontra-se na base desse processo, tanto nas proposições da sociedade civil de interiorização da universidade, quanto nas propostas de efetivação de modelo público estadual. O enfoque metodológico procura dar conta das diferentes dimensões das práticas sociais dos atores envolvidos, enquanto relações de força que circunscreveram a formação do campo universitário do interior baiano. Para tanto, recorre-se á noção de campo, conforme utilizada por Bourdieu, bem como ao estudo das relações de força presentes numa dada situação histórica, de acordo com a concepção presente em Gramsci. Pode-se inferir que a resistência dos setores dominantes à interiorização da universidade, aliada às preocupações de sucessivas gestões estaduais com o tardio desenvolvimento industrial da Bahia, demarcaram as lutas entre diferentes concepções de ensino superior que deveriam ser destinadas ao ambiente interiorano, nas quais estava implicada a questão da formação de professoresDownloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2012-11-30
How to Cite
Santos, A. M. F. dos, & Rosa, D. L. (2012). Um legado sobre a formação de professores: movimento de interiorização interiorização da Universidade no Estado da Bahia. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 1(2). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v1i2.6374
Issue
Section
Dossiê: Educação Superior: Políticas, Avaliação e Gestão (finalizado)